fbpx

Sem restrições e com Dia dos Pais, varejo paulistano cresce 17,9% em agosto

Queda na temperatura na primeira quinzena estimulou a compra de presentes e contribuiu para a elevação média

O fim das restrições ao comércio em todo o Estado de São Paulo, o efeito Dia dos Pais e a frente fria que chegou à capital na primeira quinzena do último mês elevaram as vendas no varejo paulistano em agosto. Segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com dados da Boa Vista S/A, as vendas registraram alta de 17,9% sobre julho deste ano.

A compra de presentes para os pais – em geral peças de vestuário, como roupas e agasalhos – aqueceu o faturamento das lojas e comércios. “O fim das restrições ao comércio na segunda quinzena e a compra de presentes na primeira foram fatores importantes para esse resultado positivo no varejo paulistano”, avalia o economista-chefe da ACSP, Marcel Solimeo.

Efeito da vacinação

O Balanço de Vendas apontou também alta de 30%, comparando agosto deste ano com o mesmo período do ano passado. Apesar de parecer expressivo, o economista salienta que o motivo é a fraca base de comparação, visto que havia restrições ao funcionamento do comércio. “Nossa expectativa se mantém. Até o final deste ano vamos atingir o mesmo patamar apresentado antes da pandemia. Não estamos falando de recuperação das vendas porque venda adiada é venda perdida”, explica.

Para Solimeo, mês a mês, o indicador deve se mostrar positivo até o final do ano. “Na medida em que a vacinação continua acelerando a tendência para o varejo melhora, mas temos problemas que podem afetar o desempenho. Como o aumento da inflação, que vai comprometer a renda da população, e que exige atenção do governo, e também a crise energética”, finaliza.

Imagem: Reprodução

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: