Amazon lança robô que “vigia” a casa e ajuda em tarefas domésticas

Chamado de Astro, produto foi anunciado junto com uma série de outros novos dispositivos da empresa

A gigante americana Amazon acaba de lançar um robô doméstico chamado Astro que anda sozinho pela casa munido de câmeras e uma tela. Ele pode ser usado para vigiar a residência quando o dono está fora e para ajudar em tarefas domésticas, como videochamadas – tudo isso com um “rosto” que lembra o do robozinho da animação Wall-E. O lançamento foi feito nesta terça-feira (28), quando foram apresentados ainda outros novos dispositivos da empresa.

“O Astro é um tipo novo e diferente de robô, projetado para ajudar os clientes em uma série de tarefas, como monitoramento residencial e contato com a família. Ele reúne novos avanços em Inteligência Artificial, visão computacional, tecnologia de sensores e voz e computação de ponta em um pacote projetado para ser útil e conveniente”, disse o vice-presidente de Produtos da Amazon, Charlie Tritschler.

Ele destaca que o robô pode se mover de forma autônoma pela casa, verificar áreas específicas, mostrar uma visão ao vivo dos quartos ou até mesmo enviar alertas se detectar uma pessoa não reconhecida no local. “Se você quiser saber se deixou o fogão ligado ou confirmar se tem todos os ingredientes de que precisa para o jantar na despensa enquanto ainda está na loja, pode enviar o Astro para verificar”, diz.

Amazon lança robô que "vigia" a casa e ajuda em tarefas domésticas
Uma das vantagens do robô Astro, da Amazon, é ajudar os clientes que cuidam remotamente de parentes idosos

Cuidado com idosos

Outra vantagem do robô, segundo a gigante americana, é ajudar os clientes que cuidam remotamente de parentes idosos e entes queridos. Se for usado com o dispositivo Alexa Together, os membros da família podem configurar lembretes e receber alertas para dar aos cuidadores a certeza de que seus entes queridos estão bem. O Alexa Together também oferece acesso, sem a necessidade do uso das mãos, ao Urgent Response, uma linha de ajuda profissional para emergências.

A conexão do Astro com a Alexa é essencial para que o consumidor possa aproveitar todas as suas funcionalidades. O robô pode seguir a pessoa pela casa enquanto reproduz programas, podcasts ou música e também pode ir até o dono para entregar lembretes, avisar que um cronômetro disparou, tirar uma foto de família e notificar sobre ligações recebidas.

“A capacidade de movimento do Astro não só cria utilidade e benefício para o cliente, mas também apresenta uma nova maneira de experimentar a tecnologia que é divertida, divertida e envolvente. Durante o desenvolvimento, percebemos que dar personalidade ao Astro tornaria as interações regulares mais agradáveis. Usamos feedback de centenas de testadores internos e também nos inspiramos em princípios de filmes, TV, jogos e animação para desenvolver uma personalidade que torna o Astro único. Ele usa seus olhos digitais em sua tela giratória, movimentos corporais e tons expressivos para se comunicar”, disse Charlie Tritschler.

Amazon lança robô que "vigia" a casa e ajuda em tarefas domésticas
A Intelligent Motion usa avanços em localização e mapeamento simultâneos (SLAM) para ajudar o Astro a entender onde está

Localização e mapeamento simultâneos

Segundo a Amazon, o principal desafio para o desenvolvimento do Astro foi garantir que ele fosse capaz de se mover pela casa. A Intelligent Motion, a tecnologia que dá mobilidade ao dispositivo, usa avanços em localização e mapeamento simultâneos (SLAM) para ajudar o Astro a entender onde está e navegar de forma autônoma em ambientes domésticos dinâmicos que mudam constantemente. O Astro também suporta um novo recurso de visão computacional chamado ID visual, que permite que os membros da família o ensinem a reconhecê-los para que ele possa entregar um lembrete ou ligar para uma pessoa específica, ou até mesmo encontrar alguém e levar um item específico para essa pessoa.

O robô custa US$ 1.449,99, mas o produto está disponível inicialmente a um preço promocional de US$ 999,99 nos Estados Unidos.

Imagens: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist