fbpx

Black Friday: por que pensar em um planejamento a longo prazo?

A Black Friday de 2021 acontecerá no dia 26 de novembro. Uma das datas mais importantes do ano para as vendas online deve ser planejada antecipadamente pelos lojistas – e, se você ainda não começou, está mais do que na hora.

Diante disto, é preciso entender a importância de um planejamento para qualquer decisão que formos tomar dentro da empresa.

Um planejamento de vendas envolve desde a definição das metas até a tomada de decisões e colocar em prática essas ações. Vamos a algumas dicas importantes para esse planejamento e também falar sobre o porquê de torná-lo um plano a longo prazo.

Defina os objetivos

Dentro desse planejamento, alguns pontos são importantíssimos. Entre eles, o primeiro é definir os objetivos da campanha para a Black Friday.

Claro que o foco é sempre aumentar as vendas em um momento em que os consumidores estão em busca de produtos, mas outros objetivos, como lançar novos produtos e conquistar novos clientes, também podem ser colocados em pauta.

Conhecimento de estoque

Outro ponto importante é ter o conhecimento da sua loja e do seu estoque: quais produtos entrarão em promoção e como serão os descontos?

Também é importante avaliar como esses produtos interferem em sua renda mensal para que a campanha não tenha resultados negativos.

Em relação aos produtos, a pesquisa de mercado também é importante. É necessário o conhecimento de quais desses produtos estão em alta no mercado, como estão agindo seus concorrentes e de que forma eles estão sendo inseridos nas plataformas de vendas.

Pensar na estratégia

Antes de anunciar os produtos em promoção de qualquer forma, é preciso pensar quais terão maior destaque e como isso será feito.

Primeiramente, escolha a forma de anunciar: serão os anúncios de maior destaque ou com maiores descontos?

Alguns gatilhos de vendas como, “últimas unidades” e “mais vendidos”, podem ser usados para despertar o desejo de compra do consumidor.

Antecipe a captação de leads

Há poucas semanas da Black Friday já notamos um aumento de campanhas relacionadas à data. A tendência é que isso aumente ainda mais com a proximidade da data. Portanto, não seja mais um na caixa de e-mail do cliente. Antecipe sua campanha.

Faltando pouco mais de um mês, já podemos dizer que é hora de começar a aquecer seus leads para criar um relacionamento. Assim, na hora de pesquisar produtos e serviços, a chance de ser lembrado pela base de clientes é maior.

Sempre pense em um “Plano B”

Os planejamentos servem para antecipar as ações e torná-las mais assertivas, porém em qualquer negócio podem acontecer imprevistos e é importante garantir que haja tempo hábil para resolver essas questões.

Aposte no visual

Como toda campanha, a Black Friday tem características próprias, então o uso de tons escuros e sensações de “suspense” e “novidade” pode ser uma boa escolha.

O ideal é fazer a produção visual de toda a empresa, desde redes até os produtos com o mesmo tema.

Claro que sempre sem perder a essência da sua marca. Então o primordial é que os clientes possam reconhecer o seu negócio e mesmo assim entender que se trata de uma campanha para a Black Friday.

Uso das redes

Os canais de comunicação da empresa devem estar bem alinhados com a campanha e o planejamento específico para essas redes também pode ser um diferencial para o pré, o durante e após a campanha.

O aumento do uso dos stories no Instagram e divulgação também por parcerias podem ser importantes. Isso faz parte do planejamento para atrair a atenção do cliente e levá-lo até a compra final.

E-commerce pronto para vender

Falando em compra final, a plataforma de e-commerce tem que estar bem preparada para receber mais fluxo de clientes.

Tenha a garantia de que seu site está capacitado para receber esse número maior de clientes e deixar sua loja virtual pronta para o momento da Black Friday.

Além da Black

Depois de pensar em todas essas estratégias para vender mais na Black Friday, o planejamento deve ser no longo prazo, com um olhar direcionado ao futuro e principalmente pensando em aproveitar o momento.

A Black Friday se tornou tão grande que se desdobrou para outras datas além de uma única sexta-feira, como a “Black Weekend” (sexta, sábado e domingo); “Black Week” (toda a semana) e “Black November” (em todo o mês de novembro).

Portanto, mais importante do que o planejamento para apenas um dia de vendas, é elaborar um plano estratégico a longo prazo.

Essa estratégia pode ser essencial para fidelizar os clientes antes e durante a Black Friday e gerar leads futuros para o seu negócio.

A ideia é aproveitar o momento para gerar confiança, surpreender e conquistar o cliente.

Erick Custódio é CEO e fundador da Agência Somma
Imagem: Shutterstock

Erick Custódio

Erick Custódio

Erick Custódio tem 28 anos e é CEO e fundador da Agência Somma. Já trabalhou em outros segmentos até se encontrar no mundo do marketing digital, de onde nunca mais saiu. Sonha em impactar a vida das pessoas tendo o empreendedorismo como principal ferramenta de inspiração.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: