Americanas S.A reforça estratégia multicanal para a Black Friday

Empresa conta com operações combinadas entre as plataformas física, de e-commerce, logística e a fintech Ame Digital

A Americanas S.A. está antecipando as ofertas da sua primeira Black Friday nos apps, sites e lojas físicas em todo o Brasil e reforçando a estratégia multicanal com operações combinadas entre as plataformas física, de e-commerce, logística e fintech Ame Digital.

A companhia, que já conta com uma estrutura logística com 24 Centros de Distribuição (CDs) em 11 Estados brasileiros, além do Distrito Federal, e mais de 2,2 mil lojas, expandiu áreas de armazenagem em CDs em que já opera e abriu, neste mês de outubro, mais um armazém na região Sul, em Curitiba (PR).

A Americanas S.A. ainda prevê a abertura de dois novos CDs, no Pará e na Bahia, em fase avançada de construção, além da inauguração de mais 100 lojas nos próximos meses. A expansão da capilaridade e da operação logística da companhia inclui a entrega de itens pesados em favelas onde atua, já nesta Black Friday, e a ampliação da oferta de diferentes inciativas que conectam os mundo online e offline. A empresa oferece diferentes modalidades de entrega, como a em até 3h – e até em 1h, em diversas cidades.

Presença em 800 cidades

A Americanas S.A. está presente em cerca de 800 cidades, de todos os Estados do Brasil e conta com uma base de 49 milhões de clientes ativos. A companhia quer ampliar sua omnicanalidade e oferecer ainda mais conveniência, com diferentes opções de entrega rápida em todo o Brasil.

Para atingir esse objetivo, a empresa aposta numa plataforma de logística ecoeficente e multimodal. Com a abertura do CD de Curitiba, a estrutura logística da companhia conta agora com 25 centros de distribuição, 215 hubs urbanos e mais de 2,2 lojas físicas – totalizando 2,5 milhões de m² de área total -, e mais de 17 mil pontos de coleta de pedidos em todos os Estados do Brasil, incluindo armários inteligentes (lockers) instalados em postos de gasolina, farmácias, shoppings e estações de metrô.

Para conectar todos esses pontos aos mais de 40 mil entregadores ativos cadastrados na nuvem a pontos de coleta e entrega, a Americanas S.A. adota o modelo logtech, que prioriza o uso intensivo de tecnologia e Inteligência Artificial na operação.

Abertura de novos CDs

Do início de 2020 até junho deste ano, a companhia abriu sete novos Centros de Distribuição, sendo cinco no último ano e dois no segundo trimestre de 2021, nos Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Foram realizadas, ainda, ampliações de três outras áreas, nos Estados do Ceará, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

Com a previsão de abertura de novos CDs nos próximos meses, a companhia pretende aumentar a participação das entregas em até 24 horas – que já representam 51% do total -, otimizar o abastecimento das lojas físicas nas regiões contempladas e alavancar o serviço de entrega a partir da loja mais próxima direto para a casa do cliente, em até três horas (ship from store). A modalidade representou 15% do total de entregas no segundo trimestre deste ano e tem adesão ainda maior dos clientes em grandes eventos, como a Black Friday.

Além de funcionarem como hub de distribuição, as lojas físicas são parte da última milha de entrega, funcionando como base para retirada de pedidos do e-commerce da companhia. Cerca de 200 lojas da Americanas já funcionam como unidades avançadas de estocagem e distribuição de produtos de pedidos online (dark stores), base para a operação de entrega ultrarrápida, em até 30 minutos, de itens de conveniência, como alimentos, bebidas higiene, cuidados pessoais e pet, entre outros. As novas lojas, em diferentes Estados do País, também nascem com áreas dedicadas à operação online, e reforçarão a logística da companhia neste fim de ano.

Para a Black Friday deste ano, a companhia está evoluindo ainda em seu projeto de entregas em favelas com o início da operação de entrega de itens pesados em Paraisópolis – segunda maior favela do Estado de São Paulo. Os mais de 100 mil moradores poderão receber eletrodomésticos, como geladeiras e fogões, na porta de casa, ampliando o leque de itens disponíveis para a entrega pelo e-commerce da companhia. Com foco em inclusão, empregabilidade e capacitação, a iniciativa conta com a parceria do G10 favelas e a startup Favela Brasil Xpress, em comunidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, e já atingiu picos de 1.300 entregas diárias.

Imagem: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist