Campus Party debate como manter uma marca forte com valores sólidos

No cenário atual, as marcas tornaram-se símbolos e são utilizadas para as pessoas se expressarem

Os fundamentos para se ter uma marca forte foram debatidos em uma das palestras online da 13ª edição da Campus Party Brasil. O painel foi ministrado por João Paulo Brito Alves, coordenador de Marketing da Use Telecom.

Um dos pontos citados pelo especialista foi a importância na comunicação na criação das “strong brands”. Ele destacou que a comunicação precisa gerar uma lembrança coletiva em quem está consumindo o produto.

O especialista diz que as marcas nos dias atuais não são mais apenas utilizadas para identificação; elas tornaram-se símbolos e são utilizadas para as pessoas se expressarem, se identificarem com grupos sociais e cultivarem o sentimento de pertencimento à sociedade.

Ele também destaca a importância de identificar e ter valores sólidos ao se planejar uma marca. “De três a cinco valores devem nortear toda a comunicação e devem estar presentes nos produtos e serviços oferecidos ao consumidor”, completa.

Alves ressalta a importância que os fatores externos têm no discurso. “Existem contextos socioculturais, de consumo, das próprias marcas e da forma de comunicação que interferem nisso. São fatores exógenos a esse discurso.”

Rebranding

A palestra também tratou da questão do rebranding, o momento em que deve ser feito e o que é importante levar em conta nessa situação. Alves destaca que a maioria dos movimentos de rebranding ocorre quando a marca entende que precisa dialogar com um novo público-alvo. Em alguns casos, isso pode significar o uso de uma cor nova ou até de um logotipo mais ou menos suave, por exemplo.

Ele utilizou como exemplo o projeto de rebranding da própria Use Telecom, antes voltada para o mercado B2B e que, há dois anos, passou a focar no B2C. “Queríamos nos tornar mais chamativos e saber como dialogar com eles, então a gente fez uma imersão total que nos levou ao tom magenta para o nosso logo”, destaca Alves.

Além disso, o coordenador também contou que o logotipo passou por um processo de transformação. Antes, a empresa mantinha como ícone uma escrita mais quadrada, mas, com o rebranding, passou a adotar um logo que indica progresso e conexão mais fluída.

Imagem: Shutterstock

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist