Campos Neto: temos conversado com bancos e fintechs sobre regulação

Segundo o presidente do BC, houve conclusão que é preciso mudar capital exigido a fintechs e meios de pagamento

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta sexta-feira, 19, que a autarquia tem conversado sobre fintechs e bancos sobre regulação, em um contexto de reclamação de grandes bancos de que algumas fintechs cresceram muito e estão sujeitas à regulação comparativamente menor.

“Fizemos consultas públicas e estamos em um processo de refazer algumas regulações”, disse, em participação no evento Meeting News, organizado pelo Grupo Parlatório.

Campos Neto comentou que há algumas dimensões nesse debate. Segundo o presidente do BC, houve conclusão que é preciso mudar capital exigido a fintechs e meios de pagamento. “Algumas fintechs cresceram, já tinham tamanho de bancos, e não estavam com mesmas exigências de capital”, explicou, citando a regra internacional de “mesmo risco, mesma regulação”.

Outro ponto em que o BC avaliou que são necessárias alterações é a segurança sobre a abertura de contas, uma vez que há questões de abertura digital permitida por muitas fintechs. Segundo ele, as medidas serão anunciadas em breve. “Não queremos voltar a exigências de abertura presencial de contas. Contas laranjas estão mais relacionadas a plataformas que abertura é mais fácil.”

O presidente do BC ainda disse que o órgão está trabalhando para diminuir a burocracia “nas entradas de supervisão”, citando o número de relatórios exigidos, por exemplo. Já do ponto de vista tarifário, Campos Neto afirmou que a autarquia não encontrou problemas, em relação a taxas que não eram igualitárias entre bancos e fintechs.

Com informações de Estadão Conteúdo: (Thaís Barcellos e Eduardo Rodrigues)

Imagem: José Cruz / Agência Brasil

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist