Minuto Pão de Açúcar amplia pontos de coleta de vidro em São Paulo

Projeto teve início há 20 meses em parceria com a Ambev e a startup Green Mining

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anuncia a expansão do projeto “Tem vidro usado para ser reciclado? Resolve no Minuto”. O projeto foi criado há 20 meses nas lojas do Minuto Pão de Açúcar em parceria com a Ambev e a startup Green Mining e estimula o descarte correto de embalagens de vidro pós-consumo. Até agora, mais de 35 toneladas de vidro foram recuperadas e destinadas para a reciclagem.

Agora, a parceria também passa a prever a disponibilidade de pontos de coleta exclusivos para o descarte de garrafas plásticas (PET) em seis lojas da rede, podendo ser garrafas de refrigerante, água e outras embalagens identificadas com o símbolo do plástico tipo 1, desde que estejam limpas e seca.

Coletores da Green Mining, contratados e capacitados, recebem no celular um mapa roteirizado dos locais onde devem buscar as embalagens. Chegando no estabelecimento, é feita a primeira pesagem dos resíduos que são registrados, junto com sua foto, no sistema, por meio de tecnologia blockchain, garantindo que a embalagem coletada seja, de fato, do pós-consumo.

Depois, o material é levado até um ponto de concentração (hub) e, quando atinge um determinado volume, tanto o PET quanto o vidro são encaminhados para reciclagem em empresas parceiras Ambev e retornam para a cadeia em forma de conteúdo reciclado nas embalagens.

O Brasil ainda recicla muito pouco, cerca de 5,3% do potencial, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente.

Minuto Pão de Açúcar amplia pontos de entrega de vidro em São Paulo

Logística reserva ‘de verdade’

De acordo com Rodrigo Oliveira, presidente da startup Green Mining, a logística reversa tem espaço para muitas soluções dentro e fora do País e a expansão do projeto mostra o quanto a cooperação e a evolução tecnológica são aliadas do meio ambiente.

“A tecnologia utilizada para proporcionar eficiência em iniciativas sustentáveis permite que ações concretas e contínuas sejam implantadas e multiplicadas. A terceira expansão deste projeto e o início da coleta de embalagens PET é um importante reconhecimento às empresas que encaram o desafio de fazer logística reversa de verdade”, afirma o executivo.

A gerente de Sustentabilidade da Ambev, Nayara Baccan Pereira, diz que a empresa busca levar facilidade ao consumidor para incluí-los na jornada da reciclagem. “Temos compromissos voltados para embalagem circular para serem atingidos até 2025, além de metas focadas em ação climática, gestão da água e agricultura sustentável. Inovação, atitudes coletivas e parcerias com o ecossistema, como a expansão de mais essa iniciativa ao lado da Green Mining e GPA, reforçam a nossa certeza de que o engajamento de todos pode nos levar a um futuro mais sustentável.”

O diretor de Operações de Negócios Especializados do Grupo Pão de Açúcar, Paulo Epaminondas, também comemora. “Iniciativas como estas estimulam um consumo mais consciente, além de facilitar e incentivar nossos clientes a adotarem atitudes mais sustentáveis”, completa.

Imagens: Shutterstock e Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist