Por que a integração de sistemas é essencial para grandes empresas?

A explosão da transformação digital está contribuindo para facilitar os processos administrativos das grandes corporações. Muitas ferramentas e softwares estão sendo desenvolvidos para descomplicar o dia a dia das empresas. São ferramentas de vendas, controle financeiro, logística, recursos humanos, marketing, entre outras.

Todos os dias, milhares de novos softwares são criados para complementar e enriquecer dados, melhorar a produtividade e performance das equipes e aumentar o faturamento das empresas.

Com tantos sistemas, apps e softwares criados e gerando dados a todo momento, como então conectar todos eles e centralizar as informações relevantes para o seu negócio?

Sincronizar e trocar informações entre esses inúmeros softwares se tornou um problema para as empresas. Essas informações tornaram-se complexas por serem desenvolvidas de forma customizada para cada necessidade, gerando falhas recorrentes de conexão, segurança e sincronização dos dados.

Por isso, é tão importante integrar os sistemas de uma empresa para que os dados sejam centralizados e analisados com mais consistência e fidedignidade. Vamos analisar neste artigo a importância de integrar softwares e quais benefícios isso traz para as grandes empresas.

Por que a integração de sistemas é tão importante?

Cada software possui suas peculiaridades e é programado com codificações diversas e com objetivos diferentes. A integração de sistemas permite traduzir os dados e garante que todos os componentes trabalhem juntos para preservar sua produtividade e relevância.

Muitos dados e informações são gerados com a utilização de tantos softwares, como dados de clientes, pedidos, faturas, vendas, cadastros, etc. Quando essas informações não conversam entre si, isso gera um grande “gap” que pode prejudicar o negócio. Com isso, integrações de CRM com ERP, plataformas de e-commerce com ERP, CRM com sistemas de logística, faturamento entre outras, tornam-se essenciais.

Dessa forma, as integrações são indispensáveis para facilitar a comunicação entre diferentes sistemas. Além disso, a integração permite automatizar diversos processos de comunicação entre esses sistemas.

As integrações habilitam automações de negócio

As grandes empresas possuem tarefas e processos repetitivos que necessitam de automação para alavancar a produtividade da empresa. Processos repetitivos como envio de documentos, disparos de e-mails, assinaturas de contratos, entre outros, fazem parte do seu cotidiano.

As soluções de automação para esses processos representam um grande ganho de produtividade e, consequentemente, redução de custos e aumento do faturamento.

Todo empreendimento necessita automatizar seus processos e as integrações são habilitadoras disso.

Alguns exemplos de automação de processos são:

  • Notificações: receber notificações de fechamento de vendas ou de abertura de tickets, entre outros;
  • Processos burocráticos: envios e assinaturas de contratos;
  • Gestão de informação: ferramentas e sistemas ERP são capazes de integrar e centralizar informações relevantes do negócio;
  • Agendamento e automatização de pagamentos e transações financeiras;
  • Processos de RH: é possível automatizar etapas de processos seletivos e até mesmo processos de gestão de pessoas com integrações;
  • E-mails: disparos agendados tanto para marketing quanto para comunicação interna, tudo é viável com as automações.

Os benefícios das integrações para grandes empresas

Além da automação dos processos, que melhoram a produtividade das equipes, otimizam o tempo e evitam os erros, as integrações também permitem conectar diferentes tipos de fontes de dados e fornecer informações mais relevantes para o negócio.

Nesse sentido, vale destacar que as principais formas de realizar integrações entre sistemas é por meio das APIs ou utilizando ferramentas de integração como um iPaaS (Integration Platform as a Service).

As APIs permitem compartilhar dados e integrar diferentes tipos de sistemas com funcionalidades variadas. Com o uso de uma plataforma de integração, é possível fazer integrações totalmente customizados de acordo com cada necessidade, seja com sistemas legados, seja em nuvem.

Alguns benefícios da integração de sistemas:

  • Redução de falhas manuais;
  • Gestão centralizada de dados;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de custos operacionais;
  • Automação de processos.

Integre os sistemas e não fique de fora da transformação digital

O mundo corporativo é marcado por mudanças rápidas em direção à digitalização e à transformação dos processos. Hoje, diversas atividades são executadas com automações. Isso não significa que as pessoas perderam importância – ao contrário, elas são cada vez mais necessárias para direcionarem o caminho da transformação digital e podem se dedicar às soluções para o negócio.

A integração de sistemas rompeu as barreiras das diferenças entre os sistemas e consegue conectar dados de diversas fontes para gerar informações relevantes, sendo, hoje, fundamental para a transformação digital nas empresas. Assim, proporciona maior agilidade aos processos organizacionais, otimizando o desempenho e a performance operacional e gerencial das empresas, que podem administrar um volume maior de informações.

Além disso, os custos operacionais com equipes de tecnologia diminuem drasticamente e os projetos de integrações de sistemas abrem possibilidades de novas soluções no futuro.

Esses são alguns exemplos de como é importante integrar sistemas em grandes empresas e como a automação de negócio pode contribuir para melhorar a tomada de decisão e alavancar o crescimento do negócio.

Nota: Este artigo foi uma colaboração de Orlando Fernandes de Paula, Growth Marketing Analyst da LinkApi, empresa especializada em soluções de integração de dados e parceira da Gouvêa Consulting em projetos de transformação digital.

Natalino Franciscato é gerente de Projetos da Gouvêa Consulting.
Imagem: Shutterstock

Natalino Franciscato

Natalino Franciscato

Natalino Franciscato é gerente de Projetos da Gouvêa Consulting. É engenheiro pós-graduado em Administração Industrial e consultor sênior com mais de 30 anos de experiência em cargos de liderança. Atuou como executivo em operadores logísticos de grande porte e gestor na indústria eletroeletrônica. Como consultor, desenvolveu projetos de otimização operacional e administrativa para a indústria e varejo, projeto e construção de Centros de Distribuição, revisão da cadeia de abastecimento, redução de custos aplicando metodologia OBZ, estudos de Tempos e Movimentos para aumento de produtividade, terceirização e internalização de atividades.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: