Embraer anuncia parceria e pedidos no setor de carros voadores com empresas da Austrália

Colaboração contempla uma encomenda de até 50 eVTOLs

A Eve UAM, LLC, uma empresa da Embraer, Aviair e HeliSpirit, parte do grupo HM Consolidated, anunciaram nesta quarta-feira no Singapore Airshow uma parceria entre Eve e HeliSpirit. A colaboração contempla uma encomenda de até 50 eVTOLs (do inglês, Electric Vertical Take-off and Landing), com voos a partir de 2026.

Em nota, a empresa lembra que a Aviair e HeliSpirit atendem algumas das atrações turísticas mais emblemáticas da Austrália Ocidental, nas regiões de Kimberley, South-West e Perth. A nova parceria adicionará eVTOLs à frota existente da empresa, de mais de 50 aeronaves de asa fixa e rotativa nestes locais.

O diretor-executivo da Aviair e HeliSpirit, Michael McConachy, destacou que este ano a HeliSpirit completa 20 anos credenciada como líder de viagens sustentáveis, entrando para o Hall da Fama do Eco Turismo na Austrália. “Este é um ótimo momento para se comprometer a reduzir significativamente nossa pegada de carbono, operando aeronaves elétricas de emissão zero”, completa McConachy.

“A tecnologia do eVTOL da Eve está bem alinhada com nosso modelo de negócios e com o desejo de estarmos na vanguarda das soluções neutras em carbono para a indústria da aviação. A pegada de baixo ruído da aeronave a torna particularmente adequada para operações em ambientes naturais sensíveis, incluindo parques nacionais e áreas tombadas pelo Patrimônio Mundial, bem como para deslocamentos urbanos que fornecem soluções rápidas e eficientes de mobilidade para viajantes de negócios e turismo”, acrescentou McConachy.

Já Andre Stein, co-CEO da Eve, afirma que a iniciativa é um marco significativo para a empresa. “Nossa parceria abre um importante mercado na Austrália Ocidental que verá nossas aeronaves servindo a atrações turísticas icônicas do país, com voos de emissão zero e baixo ruído”, disse.

Novas operações na Austrália

A Eve UAM, LLC e a Microflite, uma das principais operadoras de helicópteros da Austrália, anunciaram, também nesta quarta, um pedido de até 40 eVTOLs com o objetivo de apoiar o início de novas operações de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) na Austrália, em 2026.

Em nota, a empresa brasileira afirma que a Microflite e Eve planejam iniciar sua parceria usando helicópteros como prova de conceito para validar parâmetros que serão aplicados nas futuras operações dos eVTOLs. Essa parceria também visa desenvolver novos serviços e procedimentos para criar um ambiente operacional seguro e dimensionado para as operações de eVTOL, em conjunto com comunidades e outras partes interessadas da indústria.

“Esse pedido se baseia na parceria que estabelecemos com a Eve e valida o enorme potencial para aeronaves de emissão zero na Austrália. Depois de trabalhar junto com a Eve nos últimos meses, identificamos uma rede potencial de rotas e esperamos trabalhar em conjunto com parceiros comerciais e comunidades para priorizar essas rotas e testar operações selecionadas com nossa frota existente”, disse em comunicado Jonathan Booth, CEO da Microflite.

“Nossa parceria com a Microflite verá o início progressivo de operações neutras em carbono em preparação para as primeiras entregas de aeronaves de emissão zero em 2026. Esperamos aprender juntos e construir operações seguras e bem dimensionadas com o apoio das comunidades locais”, acrescenta André Stein, co-CEO da Eve.

Beneficiando-se de uma mentalidade de startup e respaldada pelos mais de 50 anos de história da Embraer na fabricação de aeronaves e experiência em certificação, a Eve oferece um conjunto de produtos e serviços com altos níveis de padrões de segurança. Além do programa de aeronaves, a Eve aproveita a experiência da Embraer e da Atech, subsidiária do Grupo Embraer, para fornecer um software de gerenciamento de tráfego aéreo e criar soluções que ajudarão a dimensionar, com segurança, a indústria de UAM no futuro.

Com informações de Estadão Conteúdo (Beth Moreira)

Imagem: ShutterStock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist