Com alta de 28,3% nas vendas, Americanas tem lucro de R$ 490 mi no 4º trimestre

Volume de vendas dos lojistas virtuais do marketplace somaram R$ 7,3 bilhões, com alta de 40,6%

Com um crescimento de 28,3% nas vendas, a Americanas SA apresentou lucro líquido de R$ 490 milhões no quarto trimestre de 2021, uma alta de 20,5% em relação ao mesmo período de 2020.

O volume bruto total de vendas (GMV) da Americanas foi de R$ 18,1 bilhões, incluindo os lojistas virtuais do marketplace da companhia, que somaram R$ 7,3 bilhões, com alta de 40,6%.

A receita bruta digital do estoque próprio da empresa foi de R$ 5,9 bilhões, crescimento de 31,1% ante os três últimos meses do ano anterior. Já a receita bruta das lojas físicas foi de R$ 4,9 bilhões, expansão de 10,7%.

Como o balanço divulgado na noite desta quinta-feira, 24, é referente ao período entre outubro e dezembro do ano passado, os resultados ainda não refletem os impactos do ataque hacker sofrido pela empresa, que deixou o site fora do ar por vários dias.

Para o CEO da companhia, Miguel Gutierrez, o quarto trimestre de 2021 marcou o início da colheita dos benefícios da combinação dos dois negócios: Lojas Americanas e B2W. “Somamos agora 51 milhões de clientes ativos – número que indica que nossa marca faz parte hoje da vida de todas as famílias brasileiras”, afirmou no documento de balanço.

Maior diversidade

O CEO também reforça que o maior sortimento da empresa a tornou mais resiliente ao cenário macroeconômico, o que analistas já haviam previsto. “Mas também creditamos esse resultado a um modelo que seguimos ao longo de toda a nossa história: o amplo sortimento de 137 milhões de itens, com foco em oferecer mais conveniência para os clientes e menos dependência de eletroeletrônicos”, escreveu.

“Em tempos em que o poder de compra da população está comprometido, essa diversificação nos deixa mais relevantes, porque conseguimos participar de mais momentos de consumo do cliente. O ticket médio é menor, mas a recorrência é maior. Ao longo de décadas, a Americanas mostrou que estar presente na vida do brasileiro desta forma é um diferencial. Recorrência é o nome do jogo. E resiliência é o resultado”, concluiu.

Com informações de Estadçao Conteúdo (Talita Nascimento)

Imagem: Postmodern Studio / Shutterstock.com

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: