Via: lucro líquido operacional é de R$ 125 mi no 4º trimestre; queda de 73,4%

Empresa diz que, no trimestre, houve efeito do 'incentivo de subvenção recorrente' de R$ 88 milhões

A Via reportou lucro líquido operacional de R$ 125 milhões no quarto trimestre de 2021, uma queda de 73,4% ante o mesmo período de 2020. Na linha do Ebitda (lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização) ajustado, o valor foi de R$ R$ 734 milhões, alta de 6,7%. A empresa diz que, no trimestre, houve efeito do “incentivo de subvenção recorrente” de R$ 88 milhões.

A margem Ebitda foi de 9%, 1,8 ponto porcentual superior ao registrado um ano antes. Segundo a companhia, o avanço veio em função de ganhos de produtividade e bom controle de despesas. “Na linha do Ebitda, os ajustes não recorrentes relacionados à atualização dos processos trabalhistas foi de R$ 93 milhões no trimestre e R$ 1,1 bilhão no ano”, pontua a Via.

No trimestre, a receita bruta consolidada da Via apresentou recuo de 15,1% frente ao quarto trimestre de 2020, somando cerca de R$ 9,6 bilhões. “A regressão da receita bruta é explicada pela queda de 26% na receita das lojas físicas que não foi totalmente compensada pelo desempenho positivo da receita online de 6,6%”, explica a gestão.

O indicador de alavancagem financeira, medido pelo caixa líquido/Ebitda ajustado dos últimos 12 meses ficou em 1,5x em dezembro/21, considerando recebíveis não descontados no valor de R$ 3,8 bilhões e o ajuste para as antecipações aos fornecedores de R$ 366 milhões.

Maiores varejistas do mundo

A Via faz parte de um grupo de quatro redes varejistas do Brasil que estão entre as 250 maiores do mundo. Ela aparece na 196ª posição, atrás de Magazine Luiza (195ª posição), e na frente de Lojas Americanas (247ª) e Raia Drogasil (249ª).

O levantamento “Os Poderosos do Varejo Global 2022” foi realizado pela Deloitte com base em dados públicos disponíveis e analisa o desempenho em diferentes regiões e setores de produtos.

A receita gerada pelas empresas brasileiras, juntas, foi de US$ 19,5 bilhões no ano fiscal de 2020, encerrado em junho do ano passado; nesse quesito, a Magazine Luiza registrou um crescimento de 46,2% e um aumento de 122,6% das vendas pela internet.

Com informações de Estadão Conteúdo (Talita Nascimento)
Imagem: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: