A transformação da incerteza em oportunidade

Hoje quero trazer para vocês um tema que ficou muito em evidência pra as lideranças em todo o mundo nos últimos tempos.

Como uma empresa pode transformar as incertezas provocadas pelas mudanças de cenário – sejam elas quais forem – em oportunidades? Esse foi o tema do webinar de lançamento da parceria exclusiva do Grupo Bittencourt com a FranklinCovey para o mercado de franquias e que tenho certeza de que pode trazer algumas boas reflexões a quem ler esse artigo.

Nosso instinto sempre que uma mudança acontece é buscar a sobrevivência e, para isso, ativamos a nossa capacidade de adaptação que vem em alguns tipos diferentes de resposta que vão desde entrar rapidamente em ação, passando por esperar que alguém faça algo, resistir ao processo e até mesmo desistir.

E isso quando se fala no mundo empresarial é muito presente e real. Não bastassem as crises mundiais de diversas ordens, no ambiente interno de uma empresa as mudanças também são constantes – como, por exemplo, uma fusão, ou uma mudança de liderança, novas tecnologias e ainda as mudanças no comportamento do consumidor e muitas outras. E embora cada mudança tenha um processo único, os estudos mostram que elas seguem um padrão que pode ser previsível.

Esse padrão foi chamado pela FranklinCovey como Modelo de Mudança, e mostra como as pessoas e as organizações se comportam em períodos de mudança e como mover-se de um lado de grande incerteza para um de aproveitamento e descoberta de novas oportunidades.

O modelo mostra como a mudança te faz sair da zona de conforto do status quo para uma zona de ruptura. Nessa zona de ruptura, os resultados começam a ser atingidos porque o jogo começa a ser regido por novas regras, o que causa muito desconforto.

E o que faz com que cada um consiga sair dessa zona de desconforto e ruptura é a ação. A sua própria ação. Resistir ou não reconhecer essa ruptura faz com que você fique preso a um passado que não existe mais e deixe de evoluir. Por isso a importância de buscar entender o que está acontecendo e por que, e muitas vezes se apoiar nas pessoas que te cercam para entender, e então decidir como reagir.

Assim que você decide como responder e reagir, você entra numa nova zona. A de adoção. Nela nos adaptamos às novas regras impostas pela mudança – deixando velhos hábitos para trás e adotando novos modelos e conceitos.

Na zona de adoção, em que você decide agir sobre a mudança, os caminhos são tortuosos. Muitas vezes você vai ter que ir pelo caminho de tentativa e erro, de readequação de rota, de pivotar novas formas de atuar, de cair e levantar, e isso pode levar muito tempo e exige muita resistência e resiliência. Quando ficar difícil demais, você deve se fazer um convite: revisitar seus motivos e seus porquês de ir em frente. Você deve se apoiar na sua capacidade de conseguir se adaptar e de mudar.

A partir desse ponto você entra na zona da inovação, onde você começa a se sentir revigorado para explorar novas oportunidades de ação, novas possibilidades para você e para a empresa.

Muitas pessoas não conseguem chegar até a zona de inovação, porque os percalços do caminho para a adoção não conseguem ser ultrapassados e, como um pior cenário, a empresa não reage, não inova e fica pra trás.

Então, quando dizem que toda mudança ou crise gera uma oportunidade, eu só posso concordar. Ela te tira da zona de conforto e te faz agir e tomar novas direções, descobrindo novas possibilidades. E isso é simplesmente maravilhoso!

Te convido a conhecer essa parceria que estabelecemos com a FranklinCovey – que faz parte do nosso compromisso com franchising no Brasil de trazer inovações, programas e ferramentas de gestão para mudar o perfil das lideranças e potencializar resultados nas redes de franquias e negócios – e também a conversar conosco para saber como podemos apoiar você e a sua empresa a passarem por momentos de mudança e de transformação.

Claudia Bittencourt é sócia-fundadora e presidente do Conselho Consultivo do Grupo Bittencourt.
Imagem: Shutterstock

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt é diretora-geral do Grupo Bittencourt, consultoria especializada no desenvolvimento e expansão de redes de franquias e negócios, parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: