Air France anuncia nova estratégia para redução de emissão de CO2 na atmosfera

Metas de redução estão de acordo com os objetivos estipulados no Acordo de Paris

Com o objetivo de colaborar na contribuição para cumprir os objetivos do Acordo de Paris, que visa limitar o aquecimento global, a Air France lançou seu novo programa “Air France ACT”. O projeto é responsável por definir a nova estratégia da companhia na redução das emissões de CO2.

Todo programa utilizou e seguirá, de acordo com nota divulgada à imprensa, como base três prioridades. A primeira é reduzir as emissões diretas geradas pelas operações da Air France, seguido pela redução das emissões indiretas e, por fim, apoiar projetos que absolvam CO2 da atmosfera.

Em sua nova jornada de descarbonização, a Air France mira uma redução de 30% nas emissões de gás carbônico por passageiro/km até 2030 comparada com 2019. Este objetivo exclui ações de compensação, considerando apenas ações de redução direta ou indiretas.

A trajetória é baseada em um método de avaliação cientifica desenvolvido pela organização independente de referência SBTi (Science-Based Target initiative).  SBTi tem estabelecido metas de redução de emissões de CO2 para o setor de transporte aéreo compatíveis com o Acordo de Paris, que busca limitar o aquecimento global abaixo de +2ºC

Ações para redução

Para atingir os objetivos estabelecidos, a Air France informou que ativará todos os mecanismos disponíveis para a descarbonização. A renovação da frota com aeronaves de nova geração e mais eficientes em consumo de combustível é a principal prioridade no momento. Com os novos aviões, a estimativa é que emitam 25% menos CO2 e, até 2030, representem 70% de toda a frota da companhia.

O próximo passo está relacionado ao combustível. A empresa se comprometeu a aumentar a porcentagem usada de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) em seus voos. Atualmente, todos os trajetos iniciados na França contam com 1% de SAF, a meta é de 10% para 2030 e 65% até 2050.

A adição de técnicas de eco-piloting também está entre as prioridades. O conceito une práticas, como utilizar apenas um dos motores durante o taxiamento e vias áreas otimizadas usando inteligência artificial, para reduzir as emissões de gás carbônico. Estima-se que estas ações realizadas pelas equipes da Air France, reduzem em 2% a 3% ao longo do ano.

Reduzir a pegada de carbono da companhia também é uma das metas, e uma das atitudes será introduzir um catering mais responsável. Em seus voos e lounges, a empresa só utiliza produtos sazonais e oferece aos clientes da Business Class uma pré-seleção dos pratos, para evitar o desperdício de comida. Além disso, a expectativa é de que até o final de 2022 a Air France tenha eliminado 90% do plástico de uso único.

Por fim, a companhia reforça o desenvolvimento de transporte intermodal ao oferecer alternativas de locomoção de baixo carbono para viagens curtas. Tudo isso através da parceria entre Air France e a SNFC, empresa de trens da França.

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: