Como a gamificação pode impactar o varejo?

Gamification, ou gamificação, é uma palavra de origem inglesa que quer dizer “converter algo em jogo”. A proposta é tornar as atividades diárias em tarefas mais divertidas e motivadoras a partir de conceitos dos games, ou seja, significa transformar um processo em um jogo, com desafios, metas, objetivos, impulsionando a conquista de resultados e motivando o público-alvo.

Essa estratégia vem ganhando espaço em diversos setores do mercado, principalmente no universo do varejo, e promete mudar relações de trabalho, como as marcas interagem e se relacionam com os clientes, bem como com os colaboradores.

O papel e os benefícios da gamificação para as marcas

Estudos mostram que os jogos ativam a dopamina no cérebro, provocando a sensação de prazer. Isso explica por que as pessoas gostam tanto de participar de desafios e competições. E tornar a interação entre cliente e marca mais lúdica e divertida por meio dos games é um dos caminhos que ajudam a tornar uma empresa mais relevante e em destaque no mercado.

Na era da conectividade e interatividade, a gamificação é capaz portanto de aproximar o cliente da marca e transformar a experiência do consumidor. Aliás, este é o principal objetivo do gamification: aprimorar a usabilidade por meio da dinâmica do jogo, aumentando o engajamento entre marca e cliente, estreitando relacionamento, criando vínculos emocionais e sendo forte ferramenta para fidelização. Ademais, a recompensa é um elemento indispensável na gamificação, e a ideia de ganhar prêmios aumenta a motivação de quem está interagindo.

Com a gamificação também é possível atrair novos clientes como os nativos digitais (pessoas que nasceram a partir da década de 1990), que dão bastante valor à escolha de empresas que desenvolvem inovações tecnológicas na relação de comprar e vender. Utilizando games para entreter e relacionar-se, você estará presente na vida das pessoas, não só no momento da compra, mas também no momento de diversão, promovendo entretenimento. Isso potencializa a exposição de uma marca, criando uma predisposição das pessoas de comprarem produtos e serviços de uma empresa.

Como a gamificação pode reter e engajar clientes?

Premiar os clientes que fazem parte de um programa de fidelidade quando eles realizarem um número de compras online ou na loja física, por exemplo, pode os incentivar a escolher uma determinada empresa na hora da compra. Conquistar benefícios por meio dos games, como frete grátis, descontos nos produtos, ganhar brindes ou conseguir comprar algo antes de todo mundo e com exclusividade são algumas opções de prêmios que despertam o interesse, fidelizam e engajam os clientes. Para o varejo online, construir jogos que aumentem o tempo de permanência do cliente em um site ou aplicativo pode ser uma boa ideia para melhorar a percepção da marca e aumentar a retenção e, como resultado, o cliente pode trocar a pontuação por descontos.

Para exemplificar, veja o caso da rede de supermercados Pão de Açúcar: foi incluída a função Meus Prêmios no app da empresa, que segue um conceito de gamification para que o cliente, ao completar determinada meta mensal, resgate prêmios que vão de produtos nas lojas a vouchers que podem ser usados em parceiros.

Como a gamificação pode reter e motivar os colaboradores?

O treinamento corporativo é o ponto-chave da gamificação no varejo, afinal um dos grandes pontos de valor da gamificação está também em poder disseminar conteúdos técnicos de forma lúdica. Assim, com o desenvolvimento correto de habilidades, o colaborador ficará cada vez mais capacitado e preparado para se relacionar e fidelizar o cliente. A gamificação também é capaz de treinar não só capacidades técnicas, como também as chamadas soft skills, responsáveis por desenvolver habilidades comportamentais fundamentais. Outra questão positiva é o reforço de comportamentos e competências que estejam alinhados aos propósitos da marca. O game pode ainda ser um aliado para passar conceitos de liderança, ética, produtividade e mais uma série de outras características que se espera do time a ser treinado.

Fernanda Dalben é diretora de marketing da rede de Supermercados Dalben.
Imagens: Shutterstock

Fernanda Dalben

Fernanda Dalben

Administradora de empresas com especialização em Marketing, pós-graduada em Gestão de Projetos; pós-graduada em Neurociência do Consumidor, com mais de 18 anos de experiência no varejo de supermercados, é diretora de Marketing da rede de Supermercados Dalben e Diretora da SMKT – Soluções de Marketing para Varejo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: