NRA 2022: Conveniência, curadoria e tecnologia no foodservice de Chicago

Mercado&Consumo visita operações inovadoras na cidade que sedia o evento a partir deste sábado

Conveniência, curadoria e tecnologia se destacam no cenário atual do foodservice de Chicago, nos Estados Unidos. A cidade, conhecida pela rica gastronomia e por sediar alguns dos maiores eventos do setor no mundo, emerge da pandemia – ou do que se espera que tenha sido a pior fase dela – com conceitos inovadores e antenados à expectativa dos consumidores por ótimas experiências.

Entre sábado e terça-feira (21 a 24 de maio), Chicago será palco da NRA Show, promovida pela National Restaurant Association. A Mercado&Consumo embarcou com a delegação da Gouvêa Foodservice para a NRA 2022 e, antes do início do evento, visita operações que têm conquistado moradores e turistas.

Os food courts, praças de alimentação que abrigam diversos bares e restaurantes sob um mesmo teto, chamam a atenção na arquitetura da cidade. O Time Out Market ocupa desde 2019 um prédio de 4.600 m² no antigo bairro de armazéns Fulton Market, hoje uma área badalada de Chicago. Os estabelecimentos reunidos ali têm a curadoria editorial da revista que dá nome ao espaço. “Estamos dando vida às páginas da nossa revista da maneira mais saborosa possível”, define a empresa, que também tem unidades em Boston, Dubai, Lisboa, Miami, Montreal, Nova York e Praga.

Revival Food Hall

Hoje, 15 dos 16 espaços do Revival Food Hall, localizado no andar térreo do edifício histórico The National, no centro financeiro de Chicago, estão ocupados. Todos os operadores são locais, embora ali seja servida comida de várias partes do mundo. A ideia é que o visitante faça lá dentro um “tour” pelo que Chicago tem de melhor em termos de sabores. A música e a ambientação retrô ditam o clima.

Dom's Kitchen & Market Chicago
Dom’s Kitchen & Market

Supermercado e restaurante

Outro destaque de Chicago é o Dom’s Kitchen & Market, um misto de supermercado e restaurante cuja primeira unidade foi aberta há menos de um ano. O sucesso foi tanto que a segunda será inaugurada ainda em 2022 e o plano é chegar a 15 lojas até 2025. O Dom’s é um projeto de Bob Mariano, fundador da rede de supermercado Mariano’s e ex-executivo da Dominick’s.

Quando o assunto é conveniência, a rede Foxtrot, em franca expansão, vai além: se propõe a oferecê-la de forma luxuosa e acessível ao mesmo tempo. Originalmente uma plataforma de comércio digital, ela está reinventando o conceito, oferecendo produtos premium, como cerveja artesanal e vinho, e ambientes diversos, como balcões movimentados na frente das lojas e mesas de trabalho mais reservadas. Com US$ 100 milhões captados recentemente numa rodada de investimentos, deve expandir sua presença física para 50 novos locais nos próximos dois anos.

Joe & The Juice

Outra operação visitada pela Mercado&Consumo e pela delegação da Gouvêa Foodservice em Chicago foi uma unidade da Joe & The Juice, rede dinamarquesa que vende cafés, sucos e sanduíches. O destaque fica por conta do uso da tecnologia de pagamento para melhorar a experiência do cliente. Ele pode encomendar um produto de casa, pagar pelo aplicativo e buscar na loja, por exemplo. Não foi um legado das restrições impostas pela pandemia – a Joe & The Juice já tinha essa tecnologia, desenvolvida pela Adyen, antes mesmo de se ouvir falar em covid-19. Esse foi, inclusive, um diferencial da empresa quando a compra sem contato físico entrou na ordem do dia.

Farm On Ogden

Quando se fala em tendência de consumo, é impossível não pensar em ESG, a sigla em inglês para Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G). E a fazenda urbana Farm On Ogden, projeto do Jardim Botânico de Chicago e do Centro de Saúde Cristã Lawndale, é o ESG na prática. O local tem cultivo sustentável de hortaliças e emprega estudantes em seu primeiro trabalho, além ex-presidiários e ex-combatentes de guerra em busca de recolocação. A Farm On Ogden tem também uma loja que vende produtos para o consumidor final e para o atacado. O conceito ali é um só: produção de e para a comunidade.

Connection NRA Show 2022

Ao longo dos próximos dias, a Mercado&Consumo realiza uma cobertura especial da NRA Show 2022. Além das visitas prévias a bares e restaurantes de Chicago, a reportagem vai acompanhar todo o evento e publicar notícias em tempo real sobre a feira e a expo – por meio de reportagens em texto e vídeo, podcasts e posts nas redes sociais.

No fim do mês, a plataforma e a Gouvêa Foodservice promovem juntas o Connection NRA Show 2022, festival vai trazer, para o Brasil, os aprendizados da NRA Show 2022. O evento será realizado no Novotel Itu Terras de São José Golf & Resort, no interior de São Paulo, e será marcado por debates, mesas redondas e reuniões de negócio entre executivos do foodservice.

Contará, ainda, com a presença de grandes nomes do setor em painéis especiais. Entre eles, estão Paola Carosella, cozinheira e empresária, Pierre Berenstein, CEO da Bloomin’ Brands (que administra as marcas Outback e Abbraccio no Brasil); Telma Shiraishi, chef do restaurante Aizomê; e Thiago Vinícius, idealizador do restaurante Organicamente Rango. Todas as informações sobre o Connection NRA Show 2022 podem ser conferidas neste link.

Imagens: Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

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