A cada minuto, uma loja digital é aberta no Brasil

Quando você terminar de ler este artigo, uma ou duas lojas virtuais estarão abrindo suas portas ao gigante mercado virtual.

Não podemos ignorar os efeitos causados pela pandemia e a forte influência no comportamento dos consumidores e nos modelos de negócio. O jeito de consumir passou por uma considerável ruptura, exigindo uma maior migração do físico para o digital – o varejo tradicional de lojas físicas cedeu ainda mais espaço para consumo pela internet nos últimos dois anos, resultado de uma digitalização forçada das pessoas em função do isolamento social.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), as compras remotas com cartões cresceram 35% no primeiro trimestre de 2022, ao passo que o e-commerce brasileiro registrou um faturamento recorde em 2021, totalizando R$ 161 bilhões, um crescimento de 26,9% comparado ao ano anterior, segundo o E-commerce Brasil.

Isso nos mostra que o varejo online continua com tendência de crescimento, mesmo após a flexibilização das restrições devido à pandemia e à retomada gradual do comércio físico. Com isso, o Brasil viu nascer, em média, uma loja digital por minuto.

Essa mudança atingiu também o universo financeiro e o modelo de negócio de muitas empresas, que passaram a administrar a necessidade de se adaptar para atender a diversidade de públicos. Novas tecnologias, como Pix e Open Banking, surgiram para atender a essa nova demanda.

Por outro lado, surge um bloco relevante para aprimorar a gestão do negócio, composto por observar a experiência de compra on-line na visão do cliente, com um olhar mais amplo de sua experiencia, considerando o fator humano e a perenidade dos negócios.

Nesse sentido estamos constantemente nos preparando para esse novo cenário.

A SafraPay foi a marca do Safra que mais cresceu no segmento nos últimos 12 meses, com um avanço de 21% em sua participação de mercado no período, e de 24% na base de clientes.

Nossa ambição é estar cada vez mais próximos dos clientes, oferecendo um amplo portifólio de produtos e serviços, no físico, no digital e no financeiro.

Pedro Coutinho é CEO da SafraPay.
Imagem: Shutterstock

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