Biden pede a Congresso suspensão de imposto federal sobre gasolina

Presidente também solicitou que Estados adotassem isenções similares em seus tributos

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, solicitou nesta quarta-feira, 22, ao Congresso uma suspensão por três meses do imposto federal sobre gasolina. Em comunicado da Casa Branca, o governo norte-americano destaca a alta “dramática” do preço do combustível pelo mundo, diante dos conflitos entre Rússia e Ucrânia, e o “desafio significativo” que isso gera para as famílias trabalhadoras norte-americanas.

Biden diz que encoraja companhias de petróleo e refinarias a ampliar a capacidade e a produção, a fim de conseguir mais oferta para o mercado.

Ele solicita ao Congresso que retire por três meses o imposto federal e pede também que os Estados adotem isenções similares em seus tributos, a fim de prover “algum alívio direto” aos consumidores.

Alguns estados e governos locais já começaram a implementar medidas. Em Connecticut e Nova York, os governadores suspenderam temporariamente seus impostos sobre o gás e, em Illinois e Colorado, os governadores atrasaram os aumentos planejados de impostos e taxas.

Em todo o país, em estados como Michigan e Minnesota, líderes locais estão considerando uma série de formas de alívio ao consumidor – desde suspensões temporárias e pausas no imposto estadual sobre vendas de gás até descontos ao consumidor.

O governo norte-americano lembra que o cobra atualmente US$ 0,18 por galão de gasolina e US$ 0,24 por galão de diesel.

Biden admite que a retirada temporária do imposto federal sobre a gasolina apenas não será suficiente para compensar a alta nos custos dos norte-americanos, mas argumenta que o Congresso deve fazer todo o necessário para ajudá-los, nesse quadro.

 

Com informações de Estadão Conteúdo: (Gabriel Bueno da Costa)

Imagem: Bigstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: