A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas de varejo e consumo no Brasil. Nesta semana, o Shopping Metrópole anunciou sua nova superintendente; o Procon-SP confirmou seu novo diretor executivo; e a Caju anunciou sua nova CMO.
Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:
Shopping Metrópole
O Shopping Metrópole, localizado em São Bernardo do Campo (SP), anuncia a chegada de sua nova superintendente, Valéria Biasi. Natural de São Paulo, capital, a profissional é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes da cidade.
Ao longo de sua carreira, Valéria teve a oportunidade de vivenciar diferentes rotinas dentro da administração de shoppings centers. Inicialmente, trabalhou na gerência de obras de alguns empreendimentos – participou, inclusive, do projeto do Shopping Metrô Tatuapé e da expansão do Shopping Tamboré. Há 17 anos está na Aliansce Sonae Shoppings Centers, que acaba de anunciar a mudança de nome da holding em função da fusão com a brMalls.
A arquiteta foi gerente de operações do Santana Parque Shopping e, recentemente, estava no Shopping Taboão. Neste, esteve no comando da gerência comercial e, nos últimos dois anos e meio, em negócios. “Toda esta vivência me permite, hoje, ter a visão e a expertise da companhia de modo global. Pela minha formação consigo ter um olhar crítico e estratégico frente à infraestrutura e à funcionalidade do empreendimento, mas tive a oportunidade de conhecer a fundo o dia a dia e toda parte financeira da operação”, comenta.
Procon-SP
Wilton Ruas foi nomeado pelo governador do Estado para um mandato de dois anos como diretor executivo do Procon-SP, órgão de defesa do consumidor paulista. Indicado pelo secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, e aprovado pelo Conselho Curador da Fundação Procon-SP, Wilton Ruas é engenheiro eletrônico formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) com mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento de produtos, soluções e serviços.
Em seu discurso de posse, o novo diretor agradeceu a confiança do secretário da Justiça e do governador do Estado e afirmou que a experiência dos funcionários de carreira é absolutamente essencial. “Farei uma gestão técnica, valorizando sempre os bons e dedicados funcionários, buscando atender da melhor forma possível os objetivos da nossa Fundação. Eu conto com cada um e com todos vocês para que sigamos o nosso trajeto, que hoje se inicia, da melhor forma possível. Vamos em frente e vamos juntos”, concluiu.
Ruas foi vice-presidente da ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), de 2015 a 2018, atuando em assuntos relativos ao setor junto às autoridades governamentais. Foi CEO, diretor geral e membro do Conselho de Administração da filial no Brasil da japonesa Oki Electric, de 2014 a 2018, e foi vice-presidente da unidade de Automações (Bancária e Comercial) e Serviços da Itautec, empresa brasileira de tecnologia bancária (2011-2013).
Caju
A Caju, startup de tecnologia e soluções para RH, anunciou Mariana Hatsumura como CMO. A executiva chega para a nova empreitada profissional após somar mais de 10 anos de experiência na Microsoft. Na oportunidade, atuou como diretora da Azure, a plataforma de nuvem pública da Big Tech. Na companhia, ainda acumulou experiência em diferentes funções das áreas de Marketing, Vendas e Parceiros – atuando diretamente no desenvolvimento dos negócios da Microsoft. Além disso, Hatsumura possui passagens por grandes empresas como Sony, brMalls e IBM.
Para a executiva, a oportunidade de trabalhar na Caju vai permitir colocar seus conhecimentos adquiridos em diferentes empresas, muitas delas com atuação global, em uma promissora companhia brasileira que já atende mais de 16 mil empresas de todos os portes.
“Estou contente por aceitar esse novo desafio. Espero somar positivamente na estratégia da Caju de se consolidar no mercado de SaaS (software as a service) e de criar um ecossistema “one stop shop” com soluções ajustadas para atender múltiplas necessidades de empresas de todo o Brasil”, comenta Hatsumura.
Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit)
Eleito pelos associados, o empresário e administrador de empresas Ricardo Steinbruch, de 64 anos, atuante há mais de 40 anos no setor, assumiu, a partir deste mês, a presidência da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) para o triênio 2023/2025, juntamente com os novos membros do Conselho de Administração e três vice-presidentes executivos: Giuliano Donini, da Marisol, Flavio Gurgel Rocha, do Grupo Guararapes, e Grasiela Moretto, da Ufo Way.
“Trabalharemos com determinação para que a trajetória da entidade continue bem-sucedida e para a conquista de novas e importantes vitórias para o desenvolvimento da indústria têxtil e de confecção”, enfatiza.O novo presidente é bacharel em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É Presidente do Conselho de Administração da Vicunha Têxtil, AVCO Polímeros Brasil, Finobrasa Agroindustrial S.A., Pajuçara Confecções S.A. e Fibra Empreendimentos Imobiliários. É conselheiro das empresas Textília S.A., Elizabeth S.A. Indústria Têxtil, Vicunha Steel S.A. e Vicunha Aços S.A.Masp e Museo Reina Sofia (Madri) e integra o Programa de Associados MAM Rio.
Ricardo Steinbruch foi Membro do Conselho da Cia. Siderúrgica Nacional (CSN) e Presidente do Conselho do Banco Fibra. Steinbruch também é membro dos conselhos do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), e do Conselho Consultivo da Pinacoteca. É Patrono doImagens: Divulgação