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Preços de eletroeletrônicos vendidos no e-commerce brasileiro têm queda anual de 3,6%

Isso ocorreu apesar da valorização do câmbio, relevante para a formação de preços no setor, que alcançou 23,7% no período anual

  • de Redação
  • 4 meses atrás
Preço de eletroeletrônicos vendidos no e-commerce brasileiro registra queda anual de 3,6%

Os preços dos produtos eletroeletrônicos vendidos no e-commerce brasileiro apresentaram uma queda anual de 3,6% em dezembro de 2024, segundo o Índice de Preços Fipe/Buscapé. A pesquisa mostra que, no mês, o indicador reverteu pontualmente a tendência de variações anuais declinantes iniciada em abril de 2024. Isso ocorreu apesar da valorização do câmbio, relevante para a formação de preços no setor, que alcançou 23,7% no período anual terminado em dezembro de 2024.

Em dezembro de 2024, os preços dos eletroeletrônicos tiveram um aumento mensal de 0,22%, mantendo o padrão de elevação observado nos meses de dezembro de 2022 e 2023. Esse aumento deve ser influenciado pela maior demanda do período natalino e por uma possível compensação das reduções verificadas em novembro, durante a Black Friday.

Em 2023, por exemplo, em dezembro, foi registrado um aumento de 1,88%, e a variação acumulada em conjunto com novembro foi de 0,2%. Já em 2024, a variação acumulada dos dois meses foi de -0,9%, o que resultou na reversão da queda anual.

Os grupos de produtos que apresentaram as maiores quedas anuais de preços em dezembro de 2024 foram:

  • Celulares (-5,4%)
  • Eletroportáteis (-4,3%)
  • Vídeo/áudio (-5,1%)

Eletrodomésticos, que vinham apresentando uma tendência de aumentos decrescentes nos preços anuais, registraram uma queda de -2,5% em dezembro de 2024. Esse movimento foi principalmente influenciado pelos preços de aparelhos de ar-condicionado, que, após um aumento anual de 25,7% em janeiro de 2024, devido a um desequilíbrio entre oferta e demanda, apresentaram uma queda acentuada nas variações anuais, culminando em uma redução de -3,1% em dezembro de 2024. Este é o primeiro declínio anual registrado na série de 24 meses.

Com informações de Mercado&Tech.
Imagem: Shutterstock

  • Categories: E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: Brasilcomérciocomportamentocomprascrescimentoe-commerceecommerceEconomiaeletroeletrônicosempresasestratégiaexpansãoexperiênciaFaturamentolojalojasmercadomercado&consumonegóciospreçosprodutosserviçosvarejistaVarejistasvarejovendas

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