A gestora Vinci Partners investiu R$ 100 milhões na DMCard, empresa de cartões private label (categoria em que entram os “cartões de loja”), para comprar uma fatia minoritária de tamanho não revelado. Criada em 2002, a DMCard é uma das principais emissoras de cartões private label para varejistas brasileiras.
O investimento foi realizado via Vinci Impacto e Retorno IV (VIR IV), um dos fundos de impacto da estratégia de private equity (compra de participações em empresas) da gestora.
O VIR IV faz aplicações em empresas de pequeno e médio porte do País com “potencial de crescimento e metas mensuráveis sociais, de meio ambiente e governança”, de acordo com a Vinci.
Presença em 14 Estados
A DMCard tem presença em 14 Estados brasileiros e parcerias com mais de 1.100 pequenas e médias varejistas, que juntas, operam mais de 2.300 lojas no Brasil.
Com o investimento, a Vinci espera auxiliar a DM a ampliar seu impacto e se tornar a “empresa de serviços financeiros escolhida pelas classes de baixa renda”, como referência em crédito e microcrédito produtivo.
“Estamos animados com a parceria com a DM, uma empresa com extensa experiência em crédito para clientes de baixa renda que se traduz em um modelo de negócio comprovado e rentável e em previsível expansão”, afirma José Pano, sócio e chefe da estratégia da VIR.
“Acreditamos que há uma oportunidade para que a companhia desenvolva novos produtos e canais e para que se torne um provedor focado no digital e multicanal com um modelo orientado pela relação com cliente”, acrescenta Pano.
O aporte na DMCard foi o quinto realizado pelo VIR IV. Até agora, a alocação bruta do fundo chega a 43,7% dos R$ 1 bilhão em compromissos de capital detidos.
Com informações de Estadão Conteúdo (Matheus Piovesana)
Imagem: Reprodução