A rede varejista Casas Bahia começou a oferecer o carnê digital para compra de produtos do marketplace, comercializados por mais de 170 lojas parceiras. São mais de 500 mil produtos em diversas categorias como decoração, automotivos, alimentos e bebidas, itens de moda e calçado, entre outros, disponíveis nesta modalidade de compra.
Com o carnê digital, o cliente pode parcelar as compras em até 24 vezes, sem a necessidade de cartão de crédito – basta apenas ter o crediário aprovado na Casas Bahia. O processo de controle e acompanhamento do carnê digital pode ser feito de modo 100% online, pelo site e aplicativo da rede.
Para os clientes com um crédito pré-aprovado, o carnê digital aparece na etapa de selecionar a modalidade de pagamento. Após essa etapa, o cliente escolhe o plano de parcelamento e envia o pedido para análise. A aprovação do pedido depende de uma análise de crédito.
Anteriormente, a Casas Bahia, que conta com 25 milhões de clientes ativos, já havia adotado o carnê digital para compras de produtos oferecidos unicamente pelas lojas da rede. A varejista afirma que, com a extensão do crediário para produtos de lojistas parceiros do marketplace da Via, a rede facilita a jornada do consumidor, oferecendo o pagamento parcelado no crediário como alternativa às formas mais comuns praticadas pelo e-commerce – compra com cartão de crédito, boleto e, mais recentemente, Pix.
‘Buy Now, Pay Later’
A Casas Bahia se considera na vanguarda do chamado BNPL (“buy now, pay later” ou “compre agora, pague depois”) justamente por operar há décadas com o crediário. “Temos o maior crediário da América Latina e somos pioneiros. Agora, estamos estendendo esse crédito para compras online com lojistas do nosso marketplace. Trata-se de uma medida de impacto econômico e social muito importante que traduz a presença da Casas Bahia na vida do brasileiro”, afirma o diretor-executivo de Soluções Financeiras (CSFO) da Via, André Calabro.
Além do crediário, o marketplace será turbinado pela oferta de serviços de crédito e soluções financeiras exclusivos da Via, o que retroalimenta seu ecossistema, contribui para gerar maior recorrência e fideliza clientes.
Isso porque a Via, dona da Casas Bahia, tem feito investimentos robustos no marketplace. Como resultado, saiu de uma carteira de 10 mil sellers para 110 mil no ano passado e um sortimento de mais de 34 milhões de produtos. Em janeiro, a empresa também adquiriu a logtech CNT com a qual começou a implantar os serviços de fulfillment, além de entrar no segmento de fullcommerce e, com isso, avança em seu plano de disputar a liderança do segmento de marketplace no Brasil.
Imagem: Divulgação