A multinacional de logística ID Logistics, presente em 18 países, inaugura no Brasil o primeiro Centro de Distribuição em parceria com a Diageo, dona das marcas Johnnie Walker, Tanqueray, Smirnoff e Ypióca.
A operação amplia a parceria internacional existente entre ambas as companhias e está localizada na cidade de Extrema, no sul de Minas Gerais, numa região estratégica que dá fácil acesso às principais regiões distribuidoras do País.
“A ID Logistics está escrevendo mais um capítulo de sua história em Extrema, consolidando cada vez mais a presença nessa região. Agradecemos a confiança que a Diageo depositou em nós e estamos certos que teremos uma relação de longo prazo com o compromisso de uma operação de excelência, além de um CD mais seguro”, afirma Gilberto Lima, CEO da ID Logistics Brasil.
Distribuição mais assertiva
De acordo com Danilo de Melo, diretor de Supply Chain da Diageo, o galpão deve gerar 90 novas vagas de diretas e indiretas. “A inauguração do ponto logístico faz parte do plano de expansão dos negócios da Diageo, que tem como objetivo ampliar a malha logística, além de garantir a fluidez no atendimento aos nossos clientes por meio da distribuição mais assertiva para os pontos de venda pelo país”, comenta.
O novo CD da ID Logistics em parceria com a Diageo possui 18.046.18 m² de área construída e 21 mil posições de paletes. A instalação inclui 28 docas que facilitam e aceleram a movimentação diária das cargas recebidas e expedidas.
A gestão da operação, que atende à necessidade de eficiência e monitoramento expresso, implementou soluções como o WMS, para garantir o controle ideal do lote e o gerenciamento preciso de estoque. Outras tecnologias incluem listas de verificação eletrônicas para visibilidade de volumes de entrada e saída, monitoramento da performance da operação por meio de um e-cockpit para compartilhamento em tempo real, uso de drones para inventário e portaria remota.
A nova operação da ID Logistics em parceria com a Diageo funcionará em determinados períodos durante 24 horas por dia, ganhando mais flexibilidade para atendimento dos picos da operação.
A operação é sustentável, possuindo certificação LEED, comportando iluminação 100% em LED e geração de energia renovável. Há um novo parque de equipamentos de movimentação que utilizam baterias de íon-lítio e sistema de telemetria para facilitar a gestão. A edificação possui também isolamento FaceFelt, que assegura mais conforto acústico e térmico, com redução na temperatura do ambiente interno.
O novo CD emprega 90 novos colaboradores, que passaram por 2.965 horas de treinamento durante a fase de implantação. Mais da metade do time (51% dos contratados) é formada por mulheres.
Imagem: Divulgação