O varejo cada vez mais digitalizado e humano é destaque no Pós-CES e NRF, do Popai Brasil

O evento foi realizado nesta terça-feira, 20, em São Paulo

Varejo

Da esquerda para direita: Celio Martinez, Monique lima, André Feltrin e Luiz Tadeu de Andrade

O futuro do varejo e da indústria nunca foi tão digitalizado e, ao mesmo tempo, tão humano. A frase representa a conclusão do Pós-CES e NRF – Resiliência do varejo 2024: adaptação, inovação e experiências, evento realizado pelo Popai Brasil nesta terça-feira, 20, em São Paulo.

O dia foi marcado por palestras que trouxeram insights dos dois maiores eventos de varejo do mundo: a NRF Retail’s Big Show, em Nova York, e a CES (Consumer Electronics Show), em Las Vegas.  A MERCADO&CONSUMO é media partner do evento e fez uma cobertura especial. 

O retail media foi um dos principais temas debatidos em ambas as feiras. A sua integração com a Inteligência Artificial cria o potencial de segmentação e personalização dos anúncios de marcas com base no histórico de compras dos consumidores, interesses e comportamentos online. 

“O retail media não deve ser visto como uma fonte de despesa, mas sim receita. É uma vitrine viva”, afirmou Célio Martinez, CEO da MERCADO&CONSUMO e VP de Comunicação do Popai Brasil. 

Monique Lima, co-fundadora e CEO da Mimo, explicou que a integração beneficia as plataformas de vendas online e facilita a jornada dos consumidores, aumentando as chances de conversão.

É o retail media no digital que está sendo entregue em formatos como o live commerce e os vídeos curtos, que basicamente são shoppable videos – conteúdos envolventes que fornecem uma visão detalhada dos produtos. Isso humaniza a experiência do e-commerce. Esse vídeo também tem dados e  engajamento. Com essa tecnologia, conseguimos entender quem entrou no site, onde clicou e o que gostou. É uma experiência focada em dados e inteligência”, afirma.

Varejo sem atrito

O frictionless retail (varejo sem fricção, em tradução livre) é o principal objetivo da adoção das novas tecnologias vistas no exterior. Para André Feltrin, diretor de Planejamento da Pop Trade, será um passo sem retorno. 

“A questão é como utilizar os dados e a tecnologia de maneira efetiva para a ponta. A tecnologia é o meio para criar experiências e humanizar a relação do consumidor com as marcas e produtos”, explicou. 

O conceito de data-driven também foi destaque no evento. “No final do dia, a loja perfeita é a que os clientes compram. Podemos gastar muito dinheiro em tecnologias, mas se o consumidor não ver o produto precificado no local e hora certa, não adianta. Os dados são conectores para saber o momento certo de ter o time em loja e qual espaço abrir ou fechar”, afirmou Luiz Tadeu de Andrade, COO e diretor de RH da Spar Brasil. 

Em um mercado cada vez mais digitalizado e competitivo, organizações que tomam decisões baseadas em dados saem na frente na hora de conhecer quem passa pelos corredores da loja ou visitam seu site. 

“Quando olhamos para esse modelo, geramos tráfego, inteligência, ativação e treinamento humanizado. Eu brinco que a tecnologia existe para facilitar e aprimorar o relacionamento humano. Eu só preciso de um telefone para ligar para um amigo e matar a saudade, e eu só preciso de um call-to-action para chamar o cliente pelo nome”, afirmou Martinez.

Imagem: MERCADO&CONSUMO

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