A Naked Wines, varejista australiana online de vinhos, é um dos cases inovadores apresentados no “Retail Innovations 2025”, vigésima edição do estudo realizado pelo Grupo Ebeltoft, consórcio de consultorias internacionais, que traz as principais inovações do varejo por todo o planeta.
Fundada em 2012, a rede opera como uma empresa de vinhos financiada pelo cliente, investindo em produtores de vinho independentes para fornecer vinhos exclusivos a preços preferenciais aos consumidores.
Essa abordagem acaba por impactar a cadeia de abastecimento tradicional ao fornecer aos pequenos produtores financiamento e recursos necessários para criar vinhos excepcionais, ao mesmo tempo que oferece aos clientes acesso exclusivo a produtos de alta qualidade a preços preferenciais.
Vale destacar também que, fazendo uso de tecnologia da plataforma “Wine Genie”, A Naked Wines consegue analisar as preferências do consumidor para uma seleção especial de vinhos. Essa abordagem personalizada e eleva a experiência de compra, além de promover a fidelidade do cliente.
“A Naked Wines revela um modelo direto ao consumidor que não apenas fornece um produto, mas cria uma experiência para seus clientes. Consumidores fazem parte de uma comunidade na qual podem se envolver e aumentar seu conhecimento e amor pelo vinho, ao mesmo tempo que apoiam pequenas empresas locais. Sua diferenciação vem na forma como utilizam tecnologia para criar a personalização para cada cliente e ao mesmo tempo uma experiência simples. No mundo atual da experiência, o varejo Naked Wines permite que os clientes tenham uma jornada imersiva de degustação de vinhos no conforto de suas próprias casas”, revela o relatório do Grupo Ebeltoft.

“A Naked Wines revela um modelo direto ao consumidor que não apenas fornece um produto, mas cria uma experiência para seus clientes”
Por que é inovador?
Construção comunitária
Degustações de vinhos, fóruns interativos e eventos colaborativos criam uma comunidade vibrante de amantes de vinho, enólogos e especialistas, posicionando a Naked Wines como mais do que uma marca focada em venda. Esse sentimento de pertencimento fortalece o envolvimento do cliente e a defesa da marca.
Sustentabilidade e ética
Seu compromisso com embalagens ecológicas reduzem a pegada ambiental e promove a responsabilidade social, alinhando-se com os valores do consumidor moderno.
Personalização
Ao oferecer recomendações personalizadas de vinhos através de Wine Genie, eles aumentam o envolvimento do cliente, a lealdade e a satisfação, reforçando ainda mais a reputação de inovação e sustentabilidade dentro da indústria do vinho.
Imagens: Reprodução