A Bolsa de Hong Kong suspendeu negócios com ações da gigante do setor imobiliário chinês Evergrande e de duas subsidiárias, à espera da divulgação de novas informações da empresa.
As transações com papéis da Evergrande e das unidades China Evergrande New Energy Vehicle Group e Evergrande Property Services Group foram suspensas antes da abertura do pregão em Hong Kong nesta segunda-feira, 21, segundo comunicado da bolsa.
A Evergrande, que acumula mais de US$ 300 bilhões em passivos de dívidas, falhou no pagamento de bônus externos no fim do ano passado. Em janeiro, a Evergrande disse que planejava anunciar um plano de reestruturação global em até seis meses, após detentores de bônus ameaçarem processar a empresa por não se engajar em discussões com eles.
Em janeiro, a empresa apresentou um plano de reembolso para investidores individuais descontentes que compraram seus produtos de gestão patrimonial, enquanto a gigante imobiliária dá novos passos para superar uma montanha de passivos financeiros e pagamentos em atraso.
A Evergrande, uma das maiores incorporadoras da China, vendia produtos de investimento de alto rendimento para seus funcionários e outros indivíduos – geralmente compradores de suas propriedades – como parte de uma estratégia para apoiar seu modelo de negócios altamente alavancado.
A empresa se expandiu agressivamente por anos por meio de empréstimos e usou grande parte do dinheiro para adquirir terrenos e ativos em áreas muito além de imóveis residenciais.
Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Lewis Tse Pui Lung / Shutterstock.com