Vendas no varejo físico brasileiro apresentam queda de 0,5% em fevereiro

Os dados são do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian

Vendas no varejo físico brasileiro apresentam queda de 0,5% em fevereiro

As vendas no varejo físico brasileiro apresentaram uma queda de 0,5% em fevereiro deste ano em comparação ao mês anterior, segundo dados do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, construído pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da companhia.

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, avalia que essa “ligeira redução” ainda é um reflexo da inflação e dos níveis elevados dos juros, que exercem impacto nas vendas dos setores. “Adicionalmente, uma parcela significativa da população encontra-se inadimplente, agravando a situação ao comprometer a renda disponível, levando os consumidores a priorizar o pagamento de dívidas, em detrimento da realização de novas compras.”

O índice também mostra que o setor de combustíveis e lubrificantes teve a maior alta, com um crescimento de 1,7%, seguido pelo setor de veículos, motos e peças, que cresceu 0,7%. No entanto, o segmento de material de construção apresentou a maior queda, de -3,8%.

Comparação anual

Na variação anual, o indicador da Serasa Experian apontou um crescimento de 3,3%. O ranking de setores foi liderado por combustíveis e lubrificantes (7,3%), seguido por tecidos, vestuário, calçados e acessórios (5,8%), veículos, motos e peças (4,7%), móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática (4,6%), e supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (1,3%). A área de material de construção foi a única que apresentou queda nesse período (-2,5%).

Imagem: Shutterstock

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