Enquanto em mercados externos, como Estados Unidos, Europa e Austrália, o gift card é um verdadeiro sucesso entre os consumidores na hora de presentear, no Brasil, essa tendência não vingou. Quer dizer, não vingou ainda, já que o iFood projeta triplicar de tamanho nesse segmento nos próximos anos. Atualmente, são vendidos 900 mil cards por mês e, no curto prazo, a meta é encerrar 2024 com crescimento de 15% a 20% em relação ao ano anterior.
A resistência está atrelada a um valor cultural. Para o brasileiro, substituir o presente pelo card soa impessoal demais. Por outro lado, o cenário abriu outras portas e as empresas começaram a investir na aquisição dos cartões em diversas ações, desde conectar clientes a bonificar os colaboradores. A procura partiu das organizações que se interessaram em agregar valor ao seu negócio e/ou fortalecer a conexão com pessoas ou com a marca.
Hoje, 37 mil empresas utilizam a solução do iFood e mais de 2 milhões de pessoas foram impactadas por essas parcerias.
A Pernod Ricard no Brasil, empresa com mais de 240 marcas de bebidas em seu portfólio, como Absolut, Ballantine’s e Chivas Regal, levou o gift card do iFood para sua campanha promocional e ativou um programa de recompensa, no valor R$ 30, para quem comprasse um dos rótulos elegíveis na oferta. Com o card, enviado por e-mail, o consumidor poderia comprar o que quisesse pelo aplicativo.
Responsável pela ação de marketing da Pernod, intitulada “Bar aberto em casa”, a TLC Latam não comentou números, mas garantiu bons resultados. Segundo João de Galvão Teles, Partnerships and Content Director da TLC global, a empresa visa oferecer experiências de alto valor percebido para os consumidores de nossos clientes. “E a colaboração com o iFood representa um marco significativo”, destaca, e que “reflete a sinergia em elevar constantemente o padrão de excelência”.
“Com o cartão-presente do iFood, evoluímos nossas campanhas, melhoramos nosso trabalho e alavancamos as vendas de nossos clientes” conta Kamila Silva, responsável pelo setor de Compras do Banco Daycoval.
Por que o gift card?
Mesmo diante dos desafios em abrir esta nova frente de mercado, o gift card é uma das principais apostas de crescimento do iFood. O presente surge como uma oportunidade de venda que não seria feita e gera novas transações.
Para Frederico Nicolay, gerente sênior Comercial da plataforma de restaurantes, o card é sinônimo de praticidade para quem compra e de liberdade para quem ganha.
No aplicativo, além de restaurantes, supermercados e bebidas, já estão disponíveis as categorias de petshop, farmácias e shopping. Nesta última, são encontrados produtos nos segmentos de presentes, flores, perfumaria, eletrônicos, brinquedos, moda, livro e papelaria e itens para adultos. São 350 mil parceiros reunidos na plataforma, 3 milhões de pedidos realizados em todas as categorias e 1,3 milhão de download do app.
A oferta de estabelecimentos e de produtos disponíveis na plataforma do iFood, com entrega rápida, não só aprimora a experiência dos milhares de usuários do app, mas também gera valor quando um card da empresa é escolhido para presentear, recompensar ou bonificar alguém.
“Não tem nada impessoal”, garante Nicolay. Como estratégia, a companhia prevê ações no varejo físico, como associar a compra de um gift card a um vinho para celebrar datas especiais. “O nosso desafio é deixar o gift mais
presenteável”, comenta Nicolay.
Além dessas ações, o iFood também aposta em parcerias com outras marcas, como os gifts card Nintendo + iFood, Cacau Show + iFood e Lacta + iFood que estão disponíveis para presentar no app e em varejos digitais desde março de 2023.
Os resultados estão chegando. Desde que o card foi lançado, em novembro de 2019, o crescimento foi de 400%. Na comparação entre 2023 e 2022, o crescimento foi de 25%.
“Estamos crescendo e encontrando oportunidades”, finaliza Nicolay.
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