A grife americana Tommy Hilfiger realizou nesta semana sua primeira convenção de vendas no metaverso. O novo ambiente digital e imersivo conta com realidade virtual, realidade aumentada e hologramas e vendo sendo experimentado por marcas mundo afora. O foco do metaverso é conectar, por meio da tecnologia, o mundo real ao virtual.
“Para a Tommy Hilfiger, é essencial caminhar lado a lado aos desenvolvimentos tecnológicos. Globalmente, a label já vem apostando em iniciativas disruptivas no mundo digital, e agora traz essa tecnologia também para ações internas e locais”, afirma Paulo Matos, diretor da marca no Brasil.
A convenção de vendas da marca acontece duas vezes ao ano. “O nosso objetivo é sempre levar uma experiência única para os nossos parceiros, afinal eles são um elo de extrema relevância para a marca. Estamos muito animados em realizar essa convenção no metaverso”, apontou Matos.
Para o evento, a Tommy Hilfiger fechou uma parceria com a consultoria Capgemini, que tem um departamento no Brasil dedicado ao estudo e desenvolvimento de iniciativas ligadas ao metaverso.
“O conceito amplo de metaverso, somado às iniciativas que já observamos, cria novas dinâmicas de negócios. Apoiar a adoção da tecnologia e a definição das estratégias de nossos clientes é o nosso papel como consultoria para garantir as melhores soluções e plataformas, no menor tempo e custo, com máxima obtenção de resultados”, disse Mauricio Andrade de Paula, diretor de Soluções para as Indústrias de Varejo e Bens de Consumo na Capgemini.
Iniciativas disruptivas
Paulo Matos, da Tommy Hilfiger no Brasil, destaca a importância de as empresas caminharem lado a lado aos desenvolvimentos tecnológicos. “Globalmente, a label já vem apostando em iniciativas disruptivas no mundo digital, e agora traz essa tecnologia também para ações internas e locais”, diz.
A marca já realizou ações como a criação de uma coleção dentro do jogo Roblox, a participação na Metaverso Fashion Week e o lançamento do Team Tommy, além de ter liderado iniciativas com gamers de diferentes países.
Para o vice-presidente para as áreas de Bens de Consumo, Varejo e Distribuição para a América Latina da Capgemini, Willian Valiante, as organizações devem estar preparadas para atender todos os seus públicos nos mais diversos canais e com total agilidade e conveniência. E isso passa pelas novas tecnologias como o metaverso.
“Se na perspectiva dos consumidores ser omnichannel é obrigação dentro dos novos contextos de hiperconveniência, dominar as possibilidades do metaverso torna-se fundamental para as marcas, desenvolverem de forma ágil novas dinâmicas de interação e negócios com seus públicos de interesse.”
Imagens: Divulgação