Então, qual é a estratégia por trás da mais recente inovação baseada em plantas da Impossible Foods, Impossible Sausage? “Quanto mais fazemos, mais nos aproximamos da onipresença, o que é sempre o objetivo para nós. Queremos converter o mundo”, disse J. Michael Melton, gerente técnico de vendas e gastronomia da Impossible, durante sua apresentação na NRA Show. O produto foi desenvolvido com Little Caesars e lançado na última segunda-feira em três locais da cadeia por um tempo limitado, marcando a estreia do Impossible na categoria pizza.
Embora Impossible seja indiscutivelmente o favorito neste espaço emergente, graças à sua conta de restaurantes e ao financiamento de US$ 750 milhões, estava longe de ser o único fabricante alternativo de carne com algo novo para compartilhar. A Beyond Meat forneceu amostras de sua Beyond Sausage, que ainda não chegou ao mercado. As “Morningstar Farms”, da Kellogg’s cozinharam tacos de chouriço sem carne, e o Ocean Hugger serviu imitação de enguia feita de berinjela e salmão feito de cenoura.
Os produtos alimentícios baseados em plantas cresceram 54% nos últimos cinco anos nos menus dos operadores, disse o vice-presidente executivo de desenvolvimento de negócios da Technomic, Pat Noone. Analistas do setor estão em consenso de que a demanda por análogos de carne vegana sinaliza uma mudança radical nos cardápios dos restaurantes, e não uma novidade passageira. E agora que os fabricantes de plantas descobriram um grande sucesso na categoria de hambúrgueres, as marcas estão lutando para reivindicar novos segmentos de carne.
“Acho que em qualquer lugar que você vê salsicha você pode imaginar que é para lá que nossas linhas estão indo”, disse Heather Huestis, vice-presidente de marketing da Impossible. “Você pode ver isso com o nosso hambúrguer, que começou com um hambúrguer e, em seguida, olhando para a versatilidade do produto e onde mais você pode ir com ele.”
Mas talvez mais interessante do que a engenharia de cardápio baseada em plantas, compartilhada com essas marcas, é onde todos eles disseram que estavam indo em seguida: o varejo de alimentos. Atualmente, a Beyond Meat ainda desfruta de uma vantagem inédita no mercado de supermercados – foi o primeiro produto à base de plantas a ser oferecido no mercado de carnes -, mas um influxo de produtos concorrentes poderia alterar o equilíbrio de poder entre essas empresas de proteína.
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