Resgates de pontos e milhas cresceram 18% em 2023

Os números são da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf)

pontos

Os pontos e milhas resgatados pelos consumidores aumentaram 18,3% em 2023, em relação ao que foi registrado em 2022. A maior parte desse montante é destinada à aquisição de passagens aéreas, com 75,9% no quarto trimestre, mas os produtos e serviços ligados ao varejo ganharam espaço. No mesmo período, 24,1% dos pontos e milhas foram trocados por produtos e serviços. Os números são da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf).

A quantidade de cadastros nos programas somava 312,5 milhões ao fim de 2023, um aumento de 5,4% em relação a 2022. “Esse é um sinal claro de que as iniciativas de fidelização seguem despertando o interesse dos brasileiros. E não apenas para novas inscrições, mas para aqueles que já aderiram, pois cresceu também o número de transações dos participantes nos programas de fidelidade, o que demonstra o engajamento dos clientes, ao mesmo tempo em que a taxa que mede a expiração dos pontos caiu”, conta Martin Holdschmidt, presidente da Abemf.

As transações realizadas pelos participantes cresceram 9,7% em 2023. E a taxa de breakage, referente aos pontos e milhas expirados, estava em seu menor patamar desde 2020, com 13,1% ao fim do ano. Com o movimento no setor, as empresas de fidelidade ampliaram seu faturamento em 13,6%, chegando aos R$ 4,8 bilhões nos últimos três meses de 2023.

Cashback é o método de fidelização preferido dos consumidores

As empresas que investem em programas de fidelização contínuos e estruturados têm seis vezes mais interações (transacionais e relacionais) com os seus consumidores. A informação é do Panorama de Fidelização no Brasil 2023, produzido pela Abemf em parceria com a Tudo Sobre Incentivos (TSI).

As dez características de ações de fidelização que mais causam sensações positivas são: obter cashback (33%), obter cupons de desconto (31,5%) e somar pontos (31,4%). Clique aqui para saber mais.

Imagem: Shutterstock 

Sair da versão mobile