À medida que a vacinação contra a Covid-19 se acelera no mundo todo, o varejo se vê diante da perspectiva de uma retomada forte, em especial no segundo semestre. O que esperar dos meses que estão por vir é o tema central da NRF Retail Converge, que tem início nesta segunda-feira (21) e vai até sexta (25). O evento, totalmente virtual, é realizado pela National Retail Federation, a federação que representa o varejo nos Estados Unidos.
A NRF Retail Converge terá mais de 160 de sessões com os maiores especialistas e executivos do setor do mundo todo. O evento dá sequência à primeira parte do Retai’s Big Show, realizada em janeiro. O portal Mercado&Consumo faz a cobertura completa.
Neste primeiro dia, o presidente do Conselho de Administração da NRF, Mike George, CEO da Qurate Retail Inc., dará as boas-vindas aos participantes com uma visão dos últimos seis meses no painel “Perspectivas futuras do varejo após um ano desafiador”.
Na terça (22), a presidente da rede CVS, Neela Montgomery, fala sobre as iniciativas da empresa e seu papel de liderança na resposta à pandemia nos Estados Unidos, desde a oferta de testes para detectar o coronavírus até a o lançamento das vacinas.
Em outro painel, Valerie Jarrett, ex-conselheira sênior do presidente Barack Obama (2009-2017) e atual integrante dos conselhos de empresas como Lyft, Ralph Lauren, Walgreens Boots Alliance e Sweetgreen, debate a interseção de consumismo, varejo e política socioeconômica.
“O estado do varejo: uma conversa sobre uma transformação digital com Jeff Gennette, presidente e CEO da Macy’s Inc.” é o título de uma palestra que será exibida na quinta-feira (24). Neste painel, Gennette vai comentar como a Macy’s lutou contra o fechamento de lojas e se transformou em uma varejista omnicanal. Orientada por sua estratégia Polaris, a Macy’s hoje está hiperfocada em suas plataformas digitais, de cadeia de suprimentos e de tecnologia para oferecer as experiências de compra mais relevantes e envolventes.
No mesmo dia, o ex-CEO da Best Buy, Hubert Joly, comanda o painel “O coração dos negócios: Princípios de liderança para a próxima era do capitalismo”, em que compartilha insights sobre a transformação da rede de uma empresa que era pensada, nove anos atrás, como tendo um modelo em extinção até o reposicionamento como uma das empregadoras favoritas do país, líder nos temas sustentabilidade e inovação.
O Brasil também marca presença na NRF Retail Converge. Na sexta (25), o papel do D2C na estratégia das brasileiras Havaianas e Natura será destaque de um dos painéis. Os participantes do painel serão Paula Andrade, vice-presidente de varejo da Natura &Co para a América Latina, Fernanda Romano, vice-presidente global de Marketing e Inovação da Alpargatas (dona da Havaianas), e Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem, empresa com mais de 30 anos de experiência em varejo e consumo.
“Além de todas as mudanças que já estavam em vigor, a Covid atingiu os consumidores em uma escala e em um ritmo nunca antes vistos, e os hábitos e até mesmo os valores deles mudaram dramaticamente. Não foi diferente no D2C: o canal agora é ainda mais orientado para o digital, e as empresas não estão só desenvolvendo suas plataformas de venda online, mas também criando ferramentas para suportar toda a sua estrutura direta ao consumidor”, analisa Yamashita.
Imagem: Envato e Divulgação