Em busca de promover a inclusão e a capacitação de jovens, a Arcos Dorados, franquia que opera a rede de fastfood McDonald’s, tem realizado projetos por toda a América Latina com oportunidades de emprego e desenvolvimento. Segundo os resultados divulgados na 8º edição do Relatório de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável, a rede impactou cerca de 400 mil jovens com suas estratégias e programas.
Atualmente, o McDonald’s é um dos principais geradores de emprego formal da região, com 60% dos funcionários tendo entre 16 e 24 anos, e com a companhia promovendo programas de empregabilidade e capacitação. Uma das principais novidades em 2021 foi o lançamento da MCampus Comunidade, plataforma que dá o acesso educacional, de forma gratuita, a toda sociedade. Atualmente são mais de 40 mil inscritos, sendo 8,4 mil apenas no Brasil.
Outra função disponibilizada pelo McDonald’s ocorre através da disponibilização de cursos online através da plataforma Hamburguer University. A universidade corporativa oferece cursos para jovens adquirirem novas habilidades e oportunidades de mercado de trabalho. A estimativa é de que entre 2018 e 2021 a rede tenha gerado mais de 1,6 milhão de oportunidades formação profissional.
“Nosso compromisso é ser parte ativa da solução de algumas das maiores problemáticas dos jovens latino-americanos que ficaram acentuadas com a pandemia: o desemprego e a falta de oportunidades de educação”, disse Gabriel Serber, vice-presidente de compromisso social e desenvolvimento sustentável da Arcos Dorados.
Além disso, o relatório feito anualmente também mede a evolução dos compromissos socioambientais da companhia compreendidos na Receita do Futuro . Na frente de abastecimento sustentável, no Brasil, todo o café servido nas cafeterias do McDonald’s possui o selo Rainforest Alliance. Outra iniciativa presente no continente são as embalagens feitas de papel cartonado, atualmente 90% de todas as embalagens utilizam este material.
A Arcos Dorados também assumiu o compromisso de reduzir em 31% a pegada de carbono da companhia em toda sua cadeia de valor, e chegou a oferecer emitir bônus financeiro atrelado à sustentabilidade em todo o continente latino-americano.
Imagem: Divulgação