Hub da Cidadania do Instituto Heineken se expande para Salvador com apoio da Tetra Pak

O projeto é fruto de uma parceria da marca com o Ancat e registrou mais de mil cadastrados em seu primeiro ano

Após completar um ano na cidade de São Paulo, o projeto Hub da Cidadania, criado para apoiar os catadores de materiais recicláveis, que são responsáveis por 90% dos resíduos recuperados no Brasil, anuncia expansão para a cidade de Salvador, na Bahia, desta vez com o apoio da Tetra Pak. O projeto, que é uma parceria entre o Instituto Heineken e a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), já registrou mais de mil cadastrados em seu primeiro ano, levando à renovação da iniciativa na capital paulista para 2025.

“A região Nordeste, em especial a Bahia, é uma prioridade para a Tetra Pak. […] E ter o foco no social, trabalhar junto a catadoras e catadores para melhorar a vida dessas pessoas, é imprescindível. Afinal, são elas e eles que não deixam materiais recicláveis se perderem, sem utilidade”, resume a diretora de Sustentabilidade Brasil e Cone Sul, Valeria Michel.

Replicando o que já ocorre na capital paulista, em Salvador, cada catador autônomo terá atendimento individualizado pelo escritório móvel a partir de janeiro de 2025. Os profissionais terão acesso aos serviços de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de diferentes áreas, como psicólogos, advogados e assistentes sociais. Também serão promovidas conversas e diversas ações de incentivo sociocultural, como oficinas formativas, cinema e café da manhã.

Hub da Cidadania do Instituto Heineken se expande para Salvador com apoio da Tetra Pak

“Com a expansão, o projeto pretende ampliar seu impacto social e ambiental, levando serviços de atendimento para mais catadores e catadoras autônomos e de rua, ajudando a construir uma sociedade mais justa e igualitária. A escolha de Salvador como a próxima cidade para a implementação do Hub da Cidadania reflete o compromisso do projeto em atender regiões com alto potencial de transformação social, e a parceria com a Tetra Pak e novos parceiros fortalece a iniciativa, que também é fundamental para a agenda ESG (Ambiental, Social e de Governança) dessas empresas”, destaca o presidente da Ancat, Roberto Rocha.

Perfil dos catadores

Para traçar o melhor plano de expansão para Salvador e aprimorar o trabalho que vem sendo desenvolvido em São Paulo, a Ancat e o Instituto Heineken apontou em uma pesquisa realizada com os catadores que participaram do projeto no primeiro ano, que 83% desses profissionais são homens e que 45% do total se encontra em situação de rua.

O estudo também destaca que apenas 14% possuem ensino médio e 29% ensino fundamental completo. Entre os pontos relacionados diretamente com a profissão, 245 dos profissionais entrevstados , o que representa cerca de 20% do total, afirmam que estão exercendo a função há mais de cinco anos. E 407 deles declararam que coletam mais de 21kg de resíduos por dia, sendo que 87% do total trabalham individualmente e 90% vendem esses materiais para ferro velho.

A ideia é que, com a chegada do Hub em Salvador, agora com o apoio da Tetra Pak, a pesquisa sobre o perfil dos catadores seja ampliada, incluindo características e necessidades regionais.

Imagens: Divulgação

Sair da versão mobile