4 dicas para monitorar as redes sociais do seu negócio

Pile of 3D Twitter Logos

Não basta criar uma página no Facebook ou um perfil no Instagram sobre o seu negócio. Você precisa mensurar os resultados com eficácia para saber o que seus consumidores estão falando sobre sua marca, seus produtos e, especialmente, você precisa aprender a se relacionar com essa audiência. 

Monitorar, mensurar e planejar

  1. Algumas ferramentas podem contribuir – e muito – para monitorar sua marca nas  principais plataformas, como Facebook, Twitter e YouTube, tais como Hootsuite, Sprout Social, Scup. Além de rastrear o que está sendo falado sobre a sua marca, algumas dessas ferramentas ajudam a interagir com o usuário, em uma plataforma de gerenciamento única, sem que você precise acessar cada perfil em cada rede social. 
  2. Em termos de métricas, quando se fala de menções de marcas, elas podem ser positivas, negativas ou neutras. Porém, muitas vezes, vale avaliar também a intensidade dessas menções. Isto é: se aconteceu uma menção positiva, o quão positiva ela foi? Quantos likes, retweets e compartilhamentos envolveu? Dessa forma é possível ver toda a métrica desse assunto. O mesmo vale para menções negativas, assim, você consegue avaliar qual foi o tamanho do estrago e se precisa tomar alguma outra ação. 
  3. Apesar de existir ferramentas que automatizam o monitoramento das redes sociais, ainda é necessário ter pessoas capazes de fazer uma classificação e um bom trabalho de resposta, seja ela positiva ou negativa.
  4. Relatórios, sejam mensais ou quinzenais, ajudam a ter uma visão sobre o status da marca, ou seja, o quanto ela é mencionada em determinado período de tempo.

Fonte: Fábio Ricota, Agência Mestre

Sair da versão mobile