Como o varejo pode criar novas categorias e conquistar mercados?

Como o varejo pode criar novas categorias e conquistar mercados?

Criar novas categorias no varejo pode ser uma estratégia poderosa para impulsionar o crescimento do negócio como um todo. É fato que à medida que as preferências e os comportamentos dos consumidores evoluem, essas categorias podem ser expandidas para atender a necessidades emergentes e acompanhar as tendências do mercado.

A iniciativa pode atrair ainda mais clientes, inclusive aproveitando as oportunidades de nicho, consolidar a marca como referência em seu segmento, impulsionar o valor do ticket médio, expandir para mercados ainda não explorados, bem como colaborar para que as empresas se diferenciem da concorrência e demonstrem inovação.

No entanto, é essencial que a criação de novas categorias seja baseada em uma pesquisa de mercado sólida, análise das necessidades dos clientes, além de considerações sobre a viabilidade e o potencial de retorno sobre o investimento.

Nesse sentido, utilizar os dados do CRM (Customer Relationship Management) pode ser uma estratégia eficaz para o varejo. O CRM é uma ferramenta que permite às empresas coletar, armazenar e analisar informações sobre seus consumidores, interações e comportamentos de compra. É possível identificar os padrões de compra, incluindo produtos que são frequentemente adquiridos em conjunto.

Dessas informações, por exemplo, podem sugerir oportunidades para criar novas categorias de produtos complementares ou relacionados. Ou ainda, revelar segmentos de mercados específicos com necessidades distintas, de acordo com a segmentação de clientes ou comportamento de compra sazonal.

Abaixo seguem alguns exemplos de novas categorias que o varejo pode implantar de acordo com as principais tendências de consumo:

Fernanda Dalben é diretora de marketing da rede de Supermercados Dalben.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile