“2020 era o ano das 20 lojas”, revelou o diretor de Vendas do Grupo Samsonite

Hugo manzano

O mercado de turismo naturalmente sofreu um baque muito forte. Foi com essa frase que Hudson Manzano, diretor de Vendas do Grupo Samsonite iniciou sua participação em mais uma edição do Mercado&Consumo em Alerta desta manhã (21). Ao lado de Fabiana Estrela, diretora-proprietária da Estrela Franquias (Caverna do Dino/Barriga Verde) e Samira Bolson, head de Varejo da Dengo Chocolates, o executivo contou como a marca de malas de origem norte-americana deixou de ser apenas wholesale para personificar seus pontos de venda levando mais personalidade e experiência nos pontos de venda para o consumidor.

A empresa apresentou crescimento de duplo dígito entre maio de 2019 e fevereiro de 2020, mesmo trabalhando com apenas quatro das dez marcas do portfólio disponibilizadas no mundo. Em 2018, a líder global em malas de viagens anunciou sua entrada no universo de franchising com inauguração da primeira franquia da marca no mundo no Uberlândia Shopping, ampliando o mix de opções de compras dos clientes. “Nossa intenção era transformar 2020 o ano das 20 lojas da marca, mas a pandemia atrapalhou os planos”, e completou: “Esperamos que o setor se recupere entre 2022 e 2023.”

Intitulada de House of Samsonite, as franquias surgiram com o conceito multibranding, com mais opções de produtos, conceito high low e maior leque de categorias. Segundo Hugo, as franquias têm ajudado na expansão para novos territórios, entre os quais Nordeste, Centro-Oeste e Sul, uma vez que a concentração de lojas da marca está no Sul e Sudeste. “Atualmente, o portfólio conta com bolsas, mochilas e acessórios femininos, categoria que se encontra em ampla expansão”, disse o executivo.

Questionado sobre a retomada dos negócios afetados pela crise, Hugo disse que a recuperação da Samsonite tem sido gradual, mas crescente. Ele explicou que a reabertura das lojas foi um momento de muita reflexão para a empresa. “Não adiantava a marca diversificar seus canais de vendas uma vez que o mundo estava parado para o turismo. Focamos nossa estratégia na aceleração do nosso site, com melhorias no portal e funcionalidades que os consumidores passariam a buscar, tudo pensando em como deixar o território pronto para o retorno”, disse.

* Imagem reprodução

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