Conhecido por sua brasilidade, o personagem Zé Carioca completa 80 anos desde sua estreia em 24 de agosto de 1942. Para celebrar, a Disney promoverá a comemoração do marco ao longo dos próximos 12 meses com ativações e ações. O primeiro passo da celebração será o lançamento de uma música que homenageia o personagem e está prevista para ser lançada no começo de setembro.
A música é de autoria de Leandro Lehart e cantada pelo sambista Xande de Pilares com um videoclipe dedicado. A canção foi composta a partir dos atributos do Zé Carioca, buscando representar a população brasileira, e ganhando o título de “Os Zés do Brasil”.
Nos meses seguintes, a Disney planeja lançar coleções temáticas de produtos licenciados com grandes marcas, como Renner, FARM, Pernambucanas, Havaianas, Vivara e outras. Também serão disponibilizadas pelúcias da personagem na Fun, e instrumentos musicais na PHX. Além disso, entre agosto e dezembro o hotel Emiliano Rio será tematizado de Zé Carioca.
Ainda no ritmo de celebração, a Disney disponibilizará conteúdo do Zé Carioca em suas redes sociais, caso dos stickers e filtros. Também serão lançadas novas histórias em quadrinhos, como o livro O essencial do Zé Carioca: celebrando os 80 anos da sua estreia”, já disponível no mercado, e “Zé Carioca conta a história do Brasil”, do escritor Eduardo Bueno, com lançamento previsto para outubro.
História do Zé Carioca
A estreia da personagem foi em 1942, mas a inspiração de Walt Disney surgiu um ano antes enquanto visitava o Rio de Janeiro e outros países da América do Sul. Na época, o principal objetivo da viagem era servir de pesquisa para os próximos conteúdos da The Walt Disney Company. Como resultado, surgiu o Zé Carioca.
A estreia oficial de Zé Carioca foi no próprio Rio de Janeiro, durante a primeira exibição do filme “Alô Amigos”. No enredo, Zé é apresentado ao receber Pato Donald para sua viagem no Brasil e depois acompanhando-o por todo o continente para apresentar as culturas.
Com inspiração no povo brasileiro, o personagem busca retratar a alegria, criatividade, hospitalidade e perseverança da população. Anos mais tarde após sua estreia, o personagem esteve presente em mais dois filmes e marcou presença nos quadrinhos ao apresentar a cultura brasileira para o mundo.
Imagem: Divulgação