O varejo tem como característica a intensidade de aprendizado, que dificilmente outro setor apresenta. Saber lidar com as relações humanas é um dos principais desafios para o sucesso do negócio.
“As relações humanas são desafiadoras e a base da venda é a confiança. Isso acontece na relação humana. Por que o cliente vai voltar? Porque há confiança na marca”, diz Mica Rocha, do grupo New Bloomers, que engloba as marcas Misha by Mica e Open Era, durante conversa com Marcos Gouvêa, CEO da Gouvêa Ecosystem, no Latam Retail Show 2023, evento mais relevante de varejo e consumo B2B da América Latina, no Expo Center Norte, zona norte de São Paulo. A Mercado&Consumo é media partner do evento e fará uma cobertura especial.
Influenciadora de moda, lifestyle e relacionamento com mais de 1,5 milhão de seguidores no Instagram, Mica começou a se aventurar no mundo dos negócios com a marca de calçados online Margaux. “Foi um tombo atrás do outro, mas se eu não tivesse cometido erros, não teria apreendido. São muitos fracassos e tombos até chegar ao topo”, diz.
Foi então que Mica resolveu criar a marca de semi jóias Misha, e chamou seu pai, Newton Rocha, que havia se aposentado após décadas de trabalho como executivo na Riachuelo, e seu marido, Renato Mimica, que é sócio do BTG, para serem seus sócios no negócio, que começou com um investimento de R$ 90 mil. Dois anos depois, lançaram a Open Era, que une moda fitness e casual.
“Eu e meu pai discutimos muito. Ele é mais offline e eu mais online, mas tenho muito orgulho de trabalhar com ele. Aos 64 anos, ele resolveu empreender no mundo digital. Ele é muto vendedor do negócio dele para dentro da empresa e atrai talentos. Ele tem muita bagagem e as pessoas querem trabalhar com ele”, diz.
Hoje, as marcas possuem 8 lojas, mas o plano é chegar a 12 lojas neste ano e dobrar de tamanho em 2024.
Imagem: André Ribeiro