Em um cenário macroeconômico desafiador os brasileiros estão buscando cada vez mais alternativas para atender às suas necessidades financeiras. De acordo com uma pesquisa realizada pela PwC Brasil, o empréstimo consignado e a antecipação do FGTS são os produtos financeiros mais procurados pelos brasileiros. O estudo também revela que houve uma mudança no perfil de quem busca por crédito.
Após a pandemia, houve um aumento na busca de linhas de crédito para diversos perfis de cliente, incluindo pessoas de baixa renda e desempregadas. Além do empréstimo consignado e da antecipação do FGTS, os brasileiros também estão buscando outros produtos e serviços financeiros, como financiamentos, créditos pessoais e seguros.
“A disponibilidade de novas opções, como a antecipação do saque aniversário do FGTS e o empréstimo consignado para beneficiários do LOAS/BPC, ampliou o leque de beneficiários, expandindo assim o acesso da população às soluções de crédito”, conta André Oliveira, CEO da CredFácil, rede de franquias de soluções financeiras.
Produtos e serviços financeiros mais procurados
– Empréstimo Consignado: com taxas de juros favoráveis, o empréstimo consignado é uma escolha popular para muitos brasileiros em busca de crédito.
– Antecipação do Saldo do FGTS: a possibilidade de antecipar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) tem sido uma opção atrativa para trabalhadores que precisam de recursos financeiros extras.
– Financiamentos: financiamentos em geral continuam sendo procurados, seja para a compra de veículos, imóveis ou outros bens.
– Créditos Pessoais: diversos tipos de créditos pessoais são solicitados, atendendo a diferentes necessidades financeiras.
Desempenho do setor financeiro
Apesar das dificuldades econômicas, o setor financeiro brasileiro apresentou um desempenho positivo no primeiro semestre de 2023. As instituições financeiras registraram um crescimento impressionante de 10,4% no lucro líquido, impulsionado pelo aumento da demanda por crédito, que cresceu 12,8% no período.
Esse crescimento não é surpreendente ao considerar o tamanho do setor financeiro brasileiro, um dos maiores da América Latina, com ativos totais que ultrapassam a marca de R$10 trilhões. O setor é composto por uma variedade de instituições, incluindo bancos tradicionais, seguradoras, corretoras e fintechs inovadoras que oferecem serviços financeiros digitalmente.
“Esses números indicam que, mesmo em um ambiente econômico adverso, os brasileiros continuam recorrendo ao setor financeiro para atender às suas necessidades”, comenta o CEO. “Para os próximos anos, as expectativas para o mercado de crédito são positivas. Com o aumento do acesso à tecnologia, os consumidores terão mais opções de crédito à sua disposição”, finaliza André Oliveira.
Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock