Para auxiliar empresas no cumprimento da Lei Sarbanes-Oxley (SOx), por meio de uma plataforma de automação de fluxos, a Docato oferece soluções como controle de garantias — incluindo conciliação e recuperação de depósitos —, seguro garantia e análise de bloqueios. A lei, criada nos Estados Unidos, estabelece exigências rigorosas de transparência e precisão para empresas públicas em relação às demonstrações financeiras. No Brasil, empresas listadas na Bolsa de Valores também precisam cumprir as exigências da SOx.
A Docato incorpora recursos de Inteligência Artificial (IA) generativa para lidar com desafios que anteriormente eram realizados manualmente. Com a solução de conciliação de depósitos, a plataforma consolida informações financeiras de diversas instituições em um único local, oferecendo uma visão abrangente e atualizada dos dados.
A solução da Docato para a recuperação de depósitos judiciais complementa de forma estratégica a conciliação de depósitos, já que a plataforma monitora constantemente os processos judiciais, identificando as movimentações e classificando-as para determinar o destino dos valores. Isso inclui a detecção de depósitos aptos para levantamento, mesmo que não haja movimentação processual recente, garantindo que todas as quantias estejam devidamente contabilizadas, independentemente do status do processo.
Ao capturar as solicitações de emissão nos sistemas de gestão dos clientes e emitir as apólices de forma automatizada, a plataforma elimina a possibilidade de erros manuais e garante a rastreabilidade de todas as operações. Dessa forma, ao automatizar a identificação de apólices aptas para cancelamento e liberar limites nas seguradoras para novas emissões, bem como acompanhar a restituição dos valores e reduzir o SLA de liberação, a Docato contribui para a transparência das operações, reduzindo o risco de fraudes.
A gestão de bloqueios também contribui para a robustez dos controles internos, já que, ao monitorar continuamente a base de processos e identificar novas restrições, a plataforma auxilia na identificação de riscos relacionados à gestão de ativos e passivos. Essa proatividade na detecção de anomalias permite avaliar e ajustar os controles internos de forma oportuna, mitigando o risco de distorções materiais nas demonstrações financeiras.
A plataforma ainda utiliza algoritmos de aprendizado de máquina para analisar os dados coletados ao longo das diversas etapas de controle de garantias e automação de fluxos. Isso permite que as soluções evoluam continuamente, interpretando gatilhos e gerando ações personalizadas para cada fluxo de trabalho.
Imagem: Reprodução/Instagram Docato