A próxima tendência para o varejo será a voz. De acordo com o estudo “How We Will Pay“, realizado pela PYMNTS em colaboração com a Visa, quase 10% (9,6%) dos americanos já fazem compras por meio de assistentes de voz. Este número representa um crescimento de 25% na comparação com 2018.
O estudo foi realizado com aproximadamente 5.050 usuários com 18 anos ou mais, nos Estados Unidos, e procura retratar a forma com que a transformação digital está mudando o nosso cotidiano.
Segundo a pesquisa, a utilização de dispositivos de voz de forma geral está crescendo. Três em cada dez consumidores americanos já têm algum assistente de voz. O uso destes aparelhos vai desde perguntas sobre a temperatura até a realização de compras, passando pela realização de ligações telefônicas. A tecnologia é usada tanto em smartphones quanto em alto-falantes.
É importante observar que essas pessoas utilizam a voz em toda a jornada de compra, da pesquisa de preços e produtos até a inserção dos itens em seus carrinhos. Esta possibilidade melhora a experiência de compra no checkout, aumentando as chances da compra ser concretizada.
Os sistemas de voz permitem que as compras sejam realizadas em qualquer hora e lugar, pois televisores, carros e até espelhos se tornam pontos de venda. De acordo com a pesquisa, 20% dos consumidores fizeram compras por meio de dispositivos de voz enquanto assistiam televisão.
A imensa maioria, 76%, dos consumidores afirmam que realizam pelo menos uma compra enquanto desempenham outras atividades. Destes, 27% informaram que compram durante o jantar e 19% enquanto trabalham.
*Imagem reprodução