A Black Friday está se aproximando e a expectativa é grande para o varejo. Para quem trabalha com o digital, a Cyber Monday, que acontece na segunda-feira, 28, também é um potencial para as vendas, principalmente para quem trabalha com produtos eletrônicos, acessórios e outras categorias deste nicho.
Entretanto, além das superpromoções dos produtos, outro ponto demanda a atenção dos empreendedores virtuais: a entrega. De acordo com um levantamento feito pela plataforma de intermediação logística Melhor Envio, na Black Friday de 2021, 60% dos lojistas optaram por pagar um pouco mais pelo frete expresso, garantindo que a entrega chegasse dentro do prazo sugerido ao cliente. Sobre os meios de pagamento dos fretes, o Pix alcançou mais de 10% de participação.
“Com a pandemia, as pessoas se acostumaram a comprar na internet, o que também as deixou mais exigentes. Os consumidores não querem fazer uma compra e receber após um mês ou mesmo em duas semanas. Muitas pessoas precisam do item em uma data específica e não se importam em pagar um pouco mais para receber o produto em poucos dias. Por isso, é essencial dar possibilidades aos clientes”, explica Éder Medeiros, CEO do Melhor Envio.
Além de analisar as categorias e tipos de fretes escolhidos pelos lojistas, a plataforma também levantou a origem e destino dos pedidos. Mais de 30% dos envios durante a Black Friday de 2021 tiveram origem em São Paulo ou na região metropolitana.
O levantamento também aponta o ranking de categorias de produtos que mais venderam na data de promoções do último ano. Moda ficou em primeiro lugar, seguida de Joias e Relógios e, em terceiro lugar, Entretenimento e Lazer.
“As pessoas estão bem mais educadas quanto à Black Friday. Os consumidores pesquisam o preço dos produtos com antecedência para não cair em falsas promoções. Por conta da Copa do Mundo ser em novembro, itens relacionados ao evento esportivo também devem chamar a atenção em 2022”, afirma Medeiros.
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