O Fundo Afrolever, iniciativa criada pela Unilever para acelerar oportunidades para pessoas negras dentro dos pilares talentos, fornecedores, marcas e comunidade, completou um ano de atuação. O Fundo caminha para iniciativas com ainda mais impacto, impulsionando outras empresas e atores da sociedade. Atualmente, a Afrolever mantém como parceiros a Faculdade Zumbi dos Palmares, o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), a Afrobras, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, Dhrama, Movimento Mulher 360, ONU Mulheres e Akintec.
Para Gerardo Rozanski, head da Unilever Brasil e líder da categoria de cuidados com a casa para as Américas, um dos grandes responsáveis pela criação do Fundo Afrolever, “os resultados e as iniciativas que estamos apresentando nesse primeiro ano comprovam que a Unilever está conseguindo mobilizar diversas frentes em prol da inclusão e da equidade racial. O Fundo está materializando todo o seu potencial de transformação social, interna e externamente, ampliando oportunidades para múltiplos públicos”, declara Rozanski.
Programa Prontidão
Ao longo do último ano, a Unilever promoveu 33% de pessoas funcionárias negras para posições de média e alta liderança dentre os participantes do programa Prontidão. Para a alta liderança, as promoções alcançaram 15% dos participantes, sendo 70% mulheres, e 18% das movimentações foram na média liderança.
O Prontidão, programa de mentoria e coaching amplo e estruturado, foi o responsável por esse alcance. O projeto trabalha com ferramentas e recursos para a aceleração de competências técnicas, emocionais e comportamentais (soft e hard skills) dos profissionais negros. Desde 2020, o programa ajudou a dobrar a representatividade em cargos de liderança dentro da Unilever e o segundo ciclo do Prontidão começará no início do ano que vem com aproximadamente 50 pessoas funcionárias pretas e pardas.
Este mês, a Unilever divulgou a criação do Prontidão Junior, programa desenvolvido para a progressão de carreira da média liderança e que seguirá a estrutura do Prontidão, com ferramentas para a aceleração de competências. O primeiro ciclo do Prontidão Junior terá duração de um ano e a previsão é alcançar cerca de 50 analistas pretos e pardos da companhia.
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