Os desafios econômicos atuais e contínuos, como a pandemia de covid-19, guerra, inflação acelerada e aumento de custos, não atingiram o mercado de luxo, que continuou a ter um forte desempenho ao longo dos últimos anos. A indústria global de artigos de luxo deve atingir um valor de mercado de cerca de € 1,4 trilhão (R$ 7,8 trilhões) em receita de vendas em 2022, segundo dados da consultoria Bain & Company.
As principais marcas de luxo no mundo estiveram presentes na NRF Retails Big Show 2023, que aconteceu nesta semana em Nova York, e contaram que esse caminho foi pavimentado com fortes investimentos em tecnologia, abrindo novos canais, incluindo dispositivos móveis, e investindo em dados, para entregar ao cliente o que ele realmente deseja.
Em uma das principais palestras da NRF23, o presidente e CEO da LVMH, Anish Melwani, disse que a inovação faz parte do DNA da empresa e que a companhia tem investido recursos em blockchain para autenticação e rastreabilidade, pois acredita que os consumidores mais jovens se preocuparão “cada vez mais” com a fonte de matérias-primas.
Como exemplo, Melwani citou que os clientes da Tiffany podem obter um certificado digital que permite rastrear um diamante até a mina de onde veio.
Maior grupo de luxo do mundo, o LVMH tem em portfólio marcas como Louis Vuitton, Tiffany & Co, Sephora e Hennessy. Nos 12 últimos 12 meses, o grupo viu suas ações crescerem 16%.
Outro projeto feito pela Tiffany com o investimento em blockchain foi o NFTiff, o primeiro empreendimento da marca no universo das NFTs.
Vendido por cerca de US$ 50 mil, os compradores do NFTiff puderam cunhar um pingente personalizado da Tiffany & Co e receberam uma renderização digital do pingente como NFT junto a um certificado de autenticidade.
Para chegar ao resultado que refletisse a imagem pixelada de 8 bits de maneira precisa, a Tiffany modernizou sua oficina. “Como você abraça a tecnologia, como você abraça a comunidade que está super empolgada com essa tecnologia, mas a usa para apresentar ao mundo o que você sempre foi bom?”, questiona Melwani.
Nova base de clientes
A Saks Off 5th, marca de luxo focada em descontos, desenvolveu uma estratégia de negócios com foco na experiência digital dos clientes. Em 2021, após as lojas físicas sofrerem grande impacto com o lockdown da covid-19, a marca lançou um aplicativo de compras para ajudar no crescimento digital.
A CEO Paige Thomas, que assumiu o cargo pouco antes da pandemia tomar conta do país em 2020, contou que sua primeira medida foi investir em pesquisas. A ideia era entender melhor e se envolver com seus clientes para fazer um mapeamento real de suas jornadas individuais e oferecer a melhor experiência. O resultado? O descobrimento de uma nova base de clientes, em crescimento.
“A primeira coisa em que nos concentramos foi o cliente. Fizemos algumas pesquisas que não eram feitas há quase três anos e descobrimos um segmento ainda não identificado e em rápido crescimento, que é o de uma cliente muito orientada para a moda, mas que faz compras em todos os lugares. Isso nos deu um alvo para pensarmos em estratégias de merchandising e marketing”, disse Thomas.
O executivo também destacou a parceria com a revenda Rent the Runway para ajudar a dar aos consumidores mais acesso a bens de luxo, com uma coleção de mais de 60 marcas de designers, com até 85% de desconto.
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