Qual o segredo do sucesso? O que é preciso fazer para manter um varejo vivo e lucrativo por anos e anos? Qual a característica necessária para enfrentar os desafios que vão aparecendo pelo caminho de quem decide empreender? Estas são perguntas frequentes para varejistas do mundo todo, do menor ao maior, que tentam a todo custo prosperar os seus negócios.
E no último dia na NRF 2024, a maior feira de varejo do mundo, realizada em Nova York, três grandes marcas tentaram destrinchar o tema e responder ao menos um pouco dessas dúvidas no painel “Market Makers: Lessons learned from top leaders impacting retail featuring” (“Formadores de Mercado: Lições aprendidas com os principais líderes que impactam o varejo”).
Empreendedora, ícone da TV norte-americana, principalmente por temáticas como culinária, casa e decoração e estilo de vida, além de autora de mais de cem livros, Martha Stewart revelou que em todos esses anos de carreira, a autenticidade foi fundamental para manter seus negócios vivos.
“Os fundadores das empresas sabem o que os clientes querem. Nós conseguimos entendê-los. E aí conseguimos saber que tipo de coisas eles querem comprar, ler, ouvir. Temos de ser autênticos, porque muitas vezes é isso que os clientes buscam. Essa nossa genuinidade fideliza o consumidor. Mas para isso temos que estar próximos e saber ouvi-los”, afirmou Martha.
“Estamos redesenhando as lojas físicas. E para isso é necessário entender bem onde o nosso consumidor quer estar. Que tipo de ambiente ele quer frequentar. Ainda mais para nós que temos um público de leitores. Nosso consumidor gosta de um ambiente bonito e confortável. Temos de saber disso”, revelou Daunt.
E se o físico é importante, o ambiente digital também o é. Tanto o CEO da Barnes and Noble, quanto Martha Stewart entendem que as redes sociais, por exemplo, estão gerando grandes oportunidades para as empresas de varejo.
“A pandemia trouxe de volta o interesse de muitas pessoas pela leitura. Vejo um aumento do entusiasmo com os livros. E as redes sociais podem ajudar nesse sentido, com debates, recomendações e engajamentos sobre temas que estão nas livrarias”, revelou Daunt. “Temos de ter consistência na experiência do consumidor, estando onde ele está. Na TV, no impresso, no TikTok. O Instagram, por exemplo, no nosso caso é agradável e autêntico para se relacionar com as clientes. E os bons varejistas estão tentando ser o mais realistas e autênticos possível”, completou Martha.
Mas nenhuma estratégia de varejo, de relacionamento com o cliente ou de transformação de loja será suficiente se o produto ou serviço a ser vendido não tiver qualidade. Sumit Singh, CEO da Chewy, varejista online do setor de pets, entende que atingir um alto nível de produtos e/serviços requer muita disciplina.
“A mentalidade de eficiência tem que estar alinhada por toda a organização. E isso requer disciplina. Crescimento não necessariamente vai levar a lucratividade. Mas ter um negócio de qualidade vai. Todos têm que ter aquele sentimento de dono. E para isso temos que olhar também para nossos funcionários” revelou Singh. “Qual o propósito de uma marca? Atrair e reter o consumidor. E empregados também. Isso vale para os dois. Temos que cuidar da nossa marca. Fazendo isso nós conseguimos atingir excelência em nossos produtos e serviços, algo fundamental para obter sucesso no varejo”, finalizou o CEO da Chewy.
O que é a NRF?
A NRF Retail’s Big Show é uma das feiras mais importantes de varejo e de consumo do mundo. É realizada há mais de 100 anos em Nova York, nos Estados Unidos, sempre no mês de janeiro.
Tradicionalmente, a NRF Retail’s Big Show leva aos Estados Unidos milhares de executivos todos os anos, e o Brasil é o segundo país, fora os próprios EUA, com mais participantes. A MERCADO&CONSUMO faz uma cobertura especial do evento, e esteve em Nova York acompanhando a delegação da Gouvêa Experience.
“Passamos por muitos desafios nos últimos tempos como inflação e instabilidade do mercado. Mesmo assim as vendas no último ano cresceram 26%. Os varejistas continuam resilientes. Serão 40 mil pessoas passando por aqui, com 6200 marcas de 104 países. Em sua história a NRF ajudou a propagar a mensagem do varejo e ainda vamos realizar muitas coisas juntos”, afirmou John Furner, presidente e CEO do Wallmart US e chairman da NRF na abertura do evento de 2024.
Imagens: Gustavo Grohmann