Empresas que reduziram portfólio de produtos têm queda de 9,1% em 2024

MPEs acompanharam essa tendência de forma ainda mais acentuada, com uma redução de 13,7%

Empresas que reduziram portfólio de produtos têm queda de 9,1% em 2024

Em 2024, a Taxa de Retração Industrial registrou uma queda de 9,1% em relação à manutenção dos portfólios de produtos das empresas brasileiras, comparado a 2023, segundo índice calculado mensalmente pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.

As micro e pequenas empresas (MPEs) acompanharam essa tendência de forma ainda mais acentuada, com uma redução de 13,7% no número de encerramentos de portfólios. Esse resultado foi o mais positivo para essa categoria desde 2020, de acordo com o indicador.

A Taxa de Retração Industrial é uma ferramenta estatística desenvolvida para monitorar e antecipar tendências econômicas. Trata-se de um recurso estratégico para decisões nos setores público e privado, bem como para análises realizadas por acadêmicos, consultorias e organizações públicas.

O indicador é baseado no número de empresas que encerram seus portfólios de produtos, permitindo identificar tendências relacionadas ao encerramento de atividades empresariais no Brasil.

Atividade industrial

A atividade industrial em dezembro de 2024 apresentou uma retração de 11,4% em comparação dessazonalizada com o mês anterior, segundo o último levantamento do Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, apurado pela Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil. Em relação a dezembro de 2023, o índice registrou queda de 7,6%. No acumulado dos últimos 12 meses, a variação foi negativa em 4,8%, refletindo o desempenho geral do setor ao longo do ano.

De acordo com a CEO da GS1 Brasil, Virginia Vaamonde, esses números ilustram as dificuldades enfrentadas pela indústria de transformação em 2024. “O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial captou os desafios significativos no lançamento de produtos ao longo do ano. O desempenho de dezembro reforça esse cenário, apresentando retração tanto em comparação com novembro quanto com o mesmo período de 2023 e no acumulado anual”, destaca.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile