O Wal-Mart Stores divulgou nesta terça-feira vendas comparáveis acima do esperado nos Estados Unidos, impulsionadas pelo maior tráfego de clientes nas lojas e aceleração da atividade online.
O Wal-Mart disse que as vendas em lojas norte-americanas abertas há pelo menos um ano aumentaram 1,8 por cento, excluindo as oscilações dos preços dos combustíveis, no trimestre encerrado em 31 de janeiro. Analistas, em média, esperavam um acréscimo de 1,3 por cento, de acordo com a empresa de pesquisa Consensus Metrix.
O diretor financeiro da empresa, Brett Biggs, disse que as vendas comparáveis aumentaram em todos os formatos de lojas devido a uma melhoria contínua nas lojas, ao forte crescimento do comércio eletrônico e a uma contribuição crescente do negócio online de supermercados.
“Já vimos nove trimestres consecutivos de crescimento do tráfego em nossas lojas”, disse Biggs em um comunicado. “Claramente, estamos ganhando força.”
As visitas às lojas norte-americanas subiram 1,4 por cento, em comparação com um aumento de 0,7 por cento no mesmo período do ano anterior.
Apesar dos preços mais baixos dos alimentos, Biggs disse que as vendas comparáveis aumentaram no negócio de supermercados da Wal-Mart, que responde por quase 53 por cento da receita total.
O lucro líquido atribuível ao Wal-Mart caiu para 3,76 bilhões de dólares no trimestre encerrado em 31 de janeiro, ante 4,57 bilhões de dólares no ano anterior, refletindo o impacto de projetos imobiliários descontinuados e indenizações.
Excluindo itens, o lucro por ação ficou em 1,30 dólar, ante expectativa de analistas de 1,29 dólar, de acordo com estimativas da Thomson Reuters I/B/E/S.
A receita aumentou 1 por cento, para 130,9 bilhões de dólares. Excluindo oscilações cambiais, ficou em 133,6 bilhões de dólares.
As vendas online aumentaram 29 por cento, acelerando em relação ao trimestre anterior. Essa divisão adicionou 80 pontos básicos às vendas comparáveis do quarto trimestre.
Fonte: Exame