A Escola de Varejo da Associação Brasileira de Lojistas Satélites (Ablos), em parceria com o Centro Universitário Assunção (Unifai), vai promover, na segunda semana de março, um novo curso de extensão para gerentes (Formação em Gestão de Varejo). O Unifai é um dos braços educacionais da Fundação São Paulo, mesma mantenedora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
A primeira turma do curso de extensão em Gestão de Varejo acaba de ser formada e o sentimento que ficou entre os alunos foi não apenas de ganhos profissionais e pessoais, mas também da importância da humanização da equipe interna e a visão geral do negócio.
Também em março, terá início o curso para vendedores (Formação em Atendimento de Varejo). Nesse caso, equipes de vendas de lojas de shopping e de rua de todo Brasil poderão fazer a inscrição para participar das aulas online.
“Os cursos foram desenvolvidos na modalidade remota, com algumas aulas práticas em lojas laboratórios e visitas guiadas. Dessa forma levaremos a Escola de Varejo Ablos para todo o Brasil com o objetivo de alcançar um grande número não só de gerentes e vendedores que já estão no varejo, como aqueles que pretendem entrar no mercado”, explica Mauro Francis, presidente da Ablos. “Queremos formar colaboradores com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho com foco em resultados, o que é uma necessidade do setor.”
Aula online e presencial
O objetivo dos cursos é permitir que profissionais do mercado de varejo de moda desenvolvam competências para as vendas e atividades voltadas para a realidade do dia a dia de loja, além de prepara-los para atuar de forma satisfatória e estratégica, trazendo resultados tanto para a organização quanto para os alunos.
“Durante três meses serão abordados conteúdos teóricos e práticos a fim de possibilitar o aprimoramento de quem deseja uma carreira significativa e promissora no varejo”, detalha professora doutora Valéria Batista, pró-reitora da Pós-Graduação do Unifai.
Os conteúdos serão desenvolvidos 98% em aulas online, ao vivo, e 2% em aulas presenciais. Além de São Paulo, lojas serão montadas em capitais estratégicas e, caso o aluno esteja em outro local onde não existam as lojas laboratórios, visitas guiadas serão realizadas simultaneamente.
“Conhecer os produtos e o perfil dos clientes, entender a importância da organização da loja e a importância da visual merchandising, saber contratar as equipes dentro de um perfil adequado, entender o objetivo das metas de vendas e a importância de pensar de forma estratégica, dentre outros processos fundamentais para o bom desempenho desses profissionais, foram assuntos discutidos na elaboração das disciplinas”, explica Daniela Archanjo, diretora-executiva da Ablos e responsável por desenvolver o projeto de cursos para o varejo junto com o Unifai.
As inscrições para os cursos estão disponíveis no site do Unifai (clique aqui para acessar). Ao término do curso, os alunos receberão um certificado do Centro Universitário Assunção validado pela Ablos.
Imagem: Shutterstock