O varejo será mais sustentável em 2023. Segundo o estudo “O delicado equilíbrio do varejo”, da KPMG, as três principais preocupações do setor para este ano são a proteção de margem combinada com sustentabilidade, funcionários e sociedade e funcionários e inovação dos negócios
O estudo apontou que os aspectos ambientais e sociais são cada vez mais importantes para os clientes, e as varejistas que adotam práticas éticas e responsáveis estão melhor posicionadas no mercado.
Outro destaque para 2023 é o foco nos talentos, que permanece devido à escassez de profissionais qualificados e expectativas em relação ao papel dos varejistas nas comunidades em que atuam. Este é um dos fatores que tem provocado uma série de adaptações nas empresas em temas como gestão de talentos, recrutamento e cultura corporativa.
“Para além do contexto econômico desafiador, é a resiliência dos varejistas que vai movimentar as transformações que o setor precisa para se adaptar ao novo momento. O protagonismo dos colaboradores tem potencial para impulsionar as mudanças necessárias”, afirma Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e América do Sul.
Novos modelos de negócios
Segundo o estudo, as empresas de varejo precisam ser flexíveis e inovadoras em relação a novos modelos de negócios, como a economia compartilhada e as plataformas de comércio eletrônico. E uma saída está na personalização da experiência do cliente para atender necessidades específicas.
Os desafios econômicos e geopolíticos do ano passado vão continuar impactando em 2023. A inflação global faz os consumidores terem menos poder de compra e as margens das empresas estão sob pressão. Além disso, as políticas monetárias mais apertadas dos bancos centrais aumentam o custo de capacitação de capital e as restrições ao crédito.
Ao mesmo tempo, há novas prioridades para o setor e oportunidades de crescimento sustentável considerando aspectos atualizados relacionados com pessoas, meio ambiente e resultados.
“Apesar dos desafios, o varejo também oferece oportunidades significativas para as empresas que superam as dificuldades em um mercado em constante mudança. A crescente adoção de tecnologias conectadas ao aumento do comércio eletrônico oferecem novas oportunidades para as empresas alcançarem novos clientes, ampliarem eficiência e melhorarem rentabilidade”, diz Gambôa.
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