A Zamp, operadora do Burger King e do Popeys no Brasil, apresentou às empresas que compõem o grupo SouthRock, em recuperação judicial, uma proposta indicativa não vinculante, para a possível aquisição de determinados bens e direitos que integram as operações das lojas Starbucks no Brasil. A proposta foi aceita pela SouthRock.
Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa diz que os termos da proposta indicativa estão sujeitos a confidencialidade.
A Zamp iniciará uma diligência nos ativos Starbucks Brasil a fim de confirmar seu interesse na aquisição do ativo e apresentar uma oferta vinculante.
“As partes se comprometeram a envidar esforços para, caso a companhia apresente uma proposta vinculante, negociar e celebrar documentos definitivos detalhando os termos e condições da aquisição dos Ativos Starbucks Brasil, a qual estará sujeita aos procedimentos da recuperação judicial, na forma da lei e à celebração de contratos definitivos com a Starbucks Corporation, além de outras condições suspensivas usuais em operações dessa natureza”, afirma.
Crise na SouthRock e nas operações do grupo
Com dívidas de aluguel, contas de energia, IPTU, internet em atraso, a SouthRock, operadora das marcas Starbucks, Subway e Eataly, entre outras renomadas no Brasil, entrou na Justiça com pedido de recuperação judicial em 31 de outubro de 2023. Lojas da Starbucks fecharam e a inauguração de novas unidades foi suspensa. Estima-se que a dívida do grupo seja de R$ 1,8 bilhão.
No mesmo dia, iniciou a demissão de parte da equipe de colaboradores dos mais diversos setores, sem cumprir o acordo de rescisão, de acordo com a nota emitida pela assessoria de imprensa da companhia, estaria impedida legalmente de realizar quaisquer pagamentos a credores.
O pedido de recuperação judicial foi aceito em dezembro, porém, deixando de fora Subway e Eataly.
Neste ano, no entanto, a Subway também entrou no processo de recuperação judicial, após a operação e o pagamento dos royalties serem retomados pela matriz norte-americana. A rede de sanduíches apresenta dívidas de R$ 485 milhões.
Subway Corporate
“Desde outubro de 2023, o Contrato de Franquia Master da Subway para o Brasil com uma das afiliadas da Southrock foi rescindido e a Subway retomou o controle de suas operações no País. Dessa forma, o pedido de Recuperação Judicial apresentado por algumas entidades do grupo Southrock afeta apenas tais entidades e não diz respeito à Subway Corporate”, informa a companhia em nota oficial.
Com informações de Estadão Conteúdo (Beth Moreira)
Imagem: Shutterstock